turismo

Verão: setor hoteleiro prevê abertura de 468 mil vagas com retomada do turismo

Setor acredita que descoberta de destinos nacionais é um ganho que veio para ficar

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 16/11/2021 às 12:57
Notícia
Abissal Mergulho / Divulgação
O treinamento é feito nas piscinas do hotel - FOTO: Abissal Mergulho / Divulgação

Com as fronteiras fechadas em todo o mundo, o turismo internacional ficou inviabilizado na pandemia. Com isso, muitos turistas brasileiros se interessaram por conhecer melhor o próprio país, movimentando a economia e gerando oportunidades.

..

“O desafio é manter isso. Muitos acreditam que, quando as fronteiras se abrirem totalmente, este turista voltará a viajar para o exterior. Eu não acredito nisso. Acho que muitos descobriram um país que não conheciam e vão considerar destinos nacionais nas próximas férias.”, afirmou Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

Com a retomada das viagens nacionais, Carina Câmara, coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, afirma que não houve crise para o setor em 2021, em especial a partir de meados do ano, quando a pandemia começou a perder força.

“De junho para cá, o turismo doméstico teve uma explosão. Tivemos empresas deixando de vender pacotes por falta de leitos (vagas em hotéis), em locais como Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA). Isso deu uma alavancada ao turismo doméstico, e com um turista com maior poder aquisitivo.”, exemplificou Carina.

Alguns destinos já registram movimento superior ao do período pré-pandemia, caso de praias de Pernambuco, Foz do Iguaçu ou a Serra Gaúcha.

Ele conta que as previsões são que sejam abertas 468 mil vagas na temporada de verão. Ao contrário do que se imaginava no começo da primeira onda da Covid-19, o setor conseguiu resistir bem à crise.

*Com informações do O Globo

Comentários