Reality

BBB 22: Macaxeira, mandioca ou aipim? Entenda 'polêmica' entre os participantes do reality

Brothers discordaram sobre nome 'correto' do alimento

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 19/01/2022 às 10:33
Notícia
Foto: Reprodução/GloboPlay
O uso do termo "macaxeira" é mais comum na região Nordeste - FOTO: Foto: Reprodução/GloboPlay

O BBB22 gerou "polêmica" já no primeiro dia de convivência entre os participantes. Nascidos em regiões diferentes do país, os brothers discordaram sobre o nome "correto" de uma raiz conhecida em todo o país: a mandioca, macaxeira ou aipim.

"Como é que chama isso aqui na cidade de vocês?", perguntou o cearense Vinicius segurando o alimento. Quando outros participantes responderam: “Aipim!”, a pernambucana Eslovênia, rebateu: "É macaxeira!".

O uso do termo “macaxeira” é mais comum na região Nordeste, já o uso da palavra “aipim” é recorrente no Sudeste, e “Mandioca” é usado com mais frequência no Sul.

..

Embora seja conhecida com nomes diferentes a depender da região do Brasil, o nome científico dessa espécie é um só: Manihot esculenta. Essa é uma planta nativa da América do Sul, de acordo com Álvaro Gonçalves, coordenador do Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

“É uma planta nativa nossa. O Brasil é um dos centros de origem da mandioca, que já era uma cultivada aqui pelos índios antes da chegada dos europeus. Atualmente, os principais produtores são países africanos, sobretudo a Nigéria, mas o Brasil é um dos três maiores produtores mundiais”, afirmou o professor.

Além da diferença de nomenclatura, ela é consumida de formas distintas no Brasil, segundo Álvaro.
“No Nordeste, a gente costuma consumi-la cozida ou na forma de farinha. No Sudeste e no Sul, não tem o consumo em forma de farinha, ela é mais consumida como caldo ou frita. O importante é que essa raiz é fonte de energia e serve como reposição energética, pois é rica em amido”, explicou.

Comentários