saúde

PAULINHA ABELHA: O que é morte encefálica? Após dias em coma, cantora Paulinha Abelha, da Calcinha Preta, teve morte cerebral nesta quarta-feira (23)

Em comunicado, a banda Calcinha Preta informou que Paulinha Abelha teve morte encefálica

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 23/02/2022 às 20:13
Notícia
reprodução/ Instagram
Paulinha Abelha morreu hoje (23) - FOTO: reprodução/ Instagram
Leitura:

O forró está de luto na noite desta quarta-feira (23). Isso porque a banda Calcinha Preta anunciou a morte de sua vocalista, Paulinha Abelha, que estava em coma profundo em um hospital particular. De acordo com a informação emitida pela banda, a cantora teve morte encefálica. Mas o que seria isso?

VEJA TAMBÉMMORTE DA CANTORA PAULINHA ABELHA: Relembre os 10 maiores sucessos da Calcinha Preta na voz da vocalista

O que é morte encefálica?

Morte encefálica é a definição legal de morte. Ela consiste na completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. A morte encefálica advém de um resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro. Com isso, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.

Como fica decidido o paciente está com morte encefálica?

Para que fique constatado que o paciente teve morte encefálica, é necessário que um médico conduza exames que dão o diagnóstico de morte encefálica.

Esses exames são baseados em sólidas e reconhecidas normas médicas. Entre outras coisas, os testes incluem um exame clínico para mostrar que seu ente querido não tem mais reflexos cerebrais e não pode mais respirar por si próprio.  

Veja comunicado da Calcinha Preta sobre a morte de Paulinha Abelha:

Internação de Paulinha Abelha

A cantora Paulinha Abelha estava internada desde o dia 11 de fevereiro. A vocalista do Calcinha Preta procurou um médico após finalizar uma turnê realizada em São Paulo e retornar a Aracaju. No mesmo dia ela foi internada no Hospital da Unimed da capital.

No domingo (13), um comunicado oficial compartilhado na página do Instagram da cantora e da banda revelou que Paulinha Abelha havia dado entrada na unidade de terapia intensiva (UTI).

VEJA TAMBÉM: PAULINHA ABELHA: médicos dizem que cantora do Calcinha Preta está em estágio de coma mais grave

Desde o dia 17 de fevereiro, a vocalista está em coma. Nesse mesmo dia, Paulinha foi transferida para o Hospital Primavera, também em Aracaju.

Coma profundo

A artista está no grau Glasgow 3, que significa o "mais grave do coma". Em entrevista coletiva realizada nessa terça-feira (22), o médico Marcos Aurélio Alves não está sendo causado por nenhuma bactéria neurológica.

"Ela chegou em coma, continua em coma profundo (...) Não conseguimos isolar nenhum microrganismo, seja ele viral ou bacteriano, que esteja causando o coma dela. Ela tem uma encefalopatia severa, muito provavelmente tóxico-metabólica, na cadeia de eventos que se seguiu a dano renal, dano hepático e por último dano cerebral", detalhou.

Isso quer dizer que o coma da cantora pode ter sido causado por conta dos problemas renais e hepáticos que ela apresentou e que acabaram afetando o cérebro.

Comentários


Mais Lidas