menu

Prefeitura de Serra Talhada divulga medidas de prevenção contra o coronavírus

Plano de Contingenciamento inclui a criação do Gabinete de Prevenção e Acompanhamento

Prefeitura de Serra Talhada criou Gabinete de Prevenção e Acompanhamento do coronavírus
Prefeitura de Serra Talhada criou Gabinete de Prevenção e Acompanhamento do coronavírus (Divulgação/Prefeitura de Serra Talhada)

A Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta segunda-feira (16), um Plano de Contingenciamento contra o coronavirus (Covid-19). As medidas adotadas pelo município foram debatidas durante reunião entre o prefeito Luciano Duque, secretariado municipal, Ministério Público, SINDICOM e representantes da sociedade civil, além da participação do médico dr. Breno Ferraz.

As medidas adotadas no Plano de Contingenciamento estão no decreto nº 3.132 e incluem a criação do Gabinete de Prevenção e Acompanhamento composto pelas secretarias municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Planejamento e Gestão e Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, sob a presidência do Poder Executivo.

O decreto prevê ainda proibição de eventos festivos, esportivos, culturais, religiosos, educacionais ou outras atividades coletivas de qualquer natureza, com aglomeração de pessoas, em locais públicos ou privados, ainda que anteriormente autorizados, com público superior a 150 pessoas; criação de um núcleo de busca ativa de casos suspeitos composto pelas Unidades Básicas de Saúde e Vigilância em Saúde; acompanhamento dos idosos que se encontrem residentes ou internados em estabelecimentos públicos ou privados de saúde e assistência social.

As aulas serão suspensas em todos os estabelecimentos das redes pública e particular, inclusive creches, inicialmente de 19 até 31 março, tempo prorrogável, caso necessário. Haverá ainda a suspensão de viagens de servidores a serviço do Governo Municipal, com exceção da Secretaria de Saúde; suspensão de visitação à Casa da Cultura, Museu do Cangaço, festividades da prefeitura ou competições esportivas em quadras ou no Estádio Pereirão, entre outras.

Gabinete de Prevenção

O Gabinete de Prevenção e Acompanhamento funcionará diariamente na Secretaria de Saúde, com divulgação de boletins oficiais para conhecimento da população. Foi criado, ainda, um canal de informações através do aplicativo Telgram, onde a população pode participar através do link: https://t.me/coronavirusst.

No primeiro boletim, a prefeitura esclareceu que não há oficialmente confirmação de casos suspeitos do Covid-19 em Serra Talhada. A Prefeitura pede mais cautela na divulgação de informações, e que as pessoas acompanhem diariamente os boletins que serão divulgados pelo comitê instalado para esta finalidade. "É hora de todos estarem serenos e unidos para se prevenir e enfrentar o Covid-19, popularmente conhecido como coronavírus", diz o boletim.