A prefeitura de Serra Talhada, não Sertão pernambucano, informou nesta sexta-feira (27) que está adotando todas as medidas necessárias para assistir a população do município atingida pelas enchentes do Rio Pajeú. A gestão decretou nessa quinta Situação de Calamidade Pública por causa das fortes chuvas que atingiram a região recentemente.
Segundo nota do governo, equipes estão cuidando da assistência aos desabrigados e aos moradores de rua, além de oferecer suporte aos feirantes e comerciantes prejudicados.
A Defesa Civil continua em alerta e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania está cuidando do acolhimento e da assistência aos desabrigados, que se encontram na Escola Manoel Pereira Neto, no Bom Jesus. De acordo com a prefeitura, ainda não foi possível contabilizar quantas famílias ficaram desabrigadas.
Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria de Saúde está oferecendo suporte médico e exames, e as secretarias de Obras e de Serviços Públicos estão planejando ações de recuperação das áreas que foram atingidas pela enchente.
Leia a nota da prefeitura na íntegra:
"A prefeitura municipal de Serra Talhada informa que tem adotado todas as medidas necessárias para assistir a população do município atingida pelas enchentes do Rio Pajeú.
Passado o momento das ruas alagadas, equipes do governo, envolvendo diversas secretarias, estão cuidando da assistência aos desabrigados e aos moradores de rua, além de oferecer suporte aos feirantes e comerciantes prejudicados.
A Defesa Civil continua em alerta e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania está cuidando do acolhimento e da total assistência aos desabrigados, que se encontram na Escola Manoel Pereira Neto, no Bom Jesus. A Secretaria de saúde oferece suporte médico e exames, já as secretarias de Obras e de Serviços Públicos planejam ações de recuperação das áreas atingidas pela enchente.
Diante da situação, o Governo Municipal decretou Situação de Calamidade Pública".
Durante a madrugada dessa quinta-feira (26), a água chegou à Barragem do Jazigo e em seguida à zona urbana do município. A feira livre ficou inundada, assim como o centro comercial. Alguns comerciantes chegaram a ir às lojas para retirar a mercadoria e tentar minimizar os prejuízos.
Outras ruas e os bairros da cidade ficaram alagados, assim como as de outros municípios banhados pelo Rio Pajeú. De acordo com a Defesa Civil do município, o rio está baixando, mas o nível pode voltar a subir por causa das barragens do médio Pajeú, que continuam transbordando.
O Corpo de Bombeiros esteve no local para resgatar os moradores que ficaram ilhados.