Transtornos da Chuva

Prefeitura adota medidas para ajudar população atingida pelas enchentes em Serra Talhada

Moradores do município ficaram desabrigados e ilhados após fortes chuvas na região

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 27/03/2020 às 11:39
João Paulo Souza
FOTO: João Paulo Souza

A prefeitura de Serra Talhada, não Sertão pernambucano, informou nesta sexta-feira (27) que está adotando todas as medidas necessárias para assistir a população do município atingida pelas enchentes do Rio Pajeú. A gestão decretou nessa quinta Situação de Calamidade Pública por causa das fortes chuvas que atingiram a região recentemente.

Segundo nota do governo, equipes estão cuidando da assistência aos desabrigados e aos moradores de rua, além de oferecer suporte aos feirantes e comerciantes prejudicados.

A Defesa Civil continua em alerta e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania está cuidando do acolhimento e da assistência aos desabrigados, que se encontram na Escola Manoel Pereira Neto, no Bom Jesus. De acordo com a prefeitura, ainda não foi possível contabilizar quantas famílias ficaram desabrigadas.

Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria de Saúde está oferecendo suporte médico e exames, e as secretarias de Obras e de Serviços Públicos estão planejando ações de recuperação das áreas que foram atingidas pela enchente.

Leia a nota da prefeitura na íntegra:

"A prefeitura municipal de Serra Talhada informa que tem adotado todas as medidas necessárias para assistir a população do município atingida pelas enchentes do Rio Pajeú.

Passado o momento das ruas alagadas, equipes do governo, envolvendo diversas secretarias, estão cuidando da assistência aos desabrigados e aos moradores de rua, além de oferecer suporte aos feirantes e comerciantes prejudicados.

A Defesa Civil continua em alerta e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania está cuidando do acolhimento e da total assistência aos desabrigados, que se encontram na Escola Manoel Pereira Neto, no Bom Jesus. A Secretaria de saúde oferece suporte médico e exames, já as secretarias de Obras e de Serviços Públicos planejam ações de recuperação das áreas atingidas pela enchente.

Diante da situação, o Governo Municipal decretou Situação de Calamidade Pública".

Durante a madrugada dessa quinta-feira (26), a água chegou à Barragem do Jazigo e em seguida à zona urbana do município. A feira livre ficou inundada, assim como o centro comercial. Alguns comerciantes chegaram a ir às lojas para retirar a mercadoria e tentar minimizar os prejuízos.

Outras ruas e os bairros da cidade ficaram alagados, assim como as de outros municípios banhados pelo Rio Pajeú. De acordo com a Defesa Civil do município, o rio está baixando, mas o nível pode voltar a subir por causa das barragens do médio Pajeú, que continuam transbordando.

O Corpo de Bombeiros esteve no local para resgatar os moradores que ficaram ilhados.

Serra Informática/Divulgação
Chuvas deixaram Serra Talhada debaixo d'água - FOTO:Serra Informática/Divulgação
Serra Informática/Divulgação
Vários bairros da cidade ficaram alagados - FOTO:Serra Informática/Divulgação
Serra Informática/Divulgação
Centro comercial do município também foi prejudicado - FOTO:Serra Informática/Divulgação
Serra Informática/Divulgação
Moradores ficaram ilhados e desabrigados - FOTO:Serra Informática/Divulgação
Serra Informática/Divulgação
Várias pessoas foram impactadas pelas chuvas - FOTO:Serra Informática/Divulgação
Serra Informática/Divulgação
Veja imagens da cidade alagada pelas chuvas - FOTO:Serra Informática/Divulgação