1º Circuito Pernambucano de Voo Livre será realizado em outubro

Evento terá etapas em quatro cidades do Estado
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 12/09/2019 às 18:11
Evento realizado em 2017 deu ideia para Circuito Pernambucano de Voo Livre Foto: Divulgação


O Circuito Pernambucano de Voo Livre será realizado em quatro cidades do Estado e tem como objetivo atrair atletas de todo o Brasil. O evento terá quatro etapas, uma em cada cidade integrante do circuito. O circuito conta com a parceria da Associação Pernambucana de Voo Livre e o apoio da TV Jornal Interior.

De acordo com um dos realizadores do evento, Júnior Vieira, cada etapa deverá receber entre mil e 2 mil pessoas. "Estamos batalhando desde o começo do ano, foi um projeto que abraçamos e estamos esperando junto aos parceiros, que incluem as prefeituras, que seja o primeiro de vários", pontuou.

A cidade de Vicência, na Zona da Mata pernambucana, já recebeu mais de 15 circuitos de voo livre e se tornou uma das cidades em que o esporte é mais tradicional. A cada evento, são mais de 12 mil visitantes recebidos.

A segunda etapa será em Riacho das Almas (5 e 6 de outubro); Vicência (12 e 13 de outubro); seguida de Toritama (19 e 20 de outubro) e Bezerros (26 e 27 de outubro).

A ideia de realizar o Circuito veio após um evento na rampa do Viturino, em Riacho das Almas, no Agreste. O objetivo é resgatar a cultura do voo livre no Estado, que em anos anteriores tinha várias competições.

Voo livre

O voo livre é um esporte em que o piloto utiliza os contrastes de temperatura do vento para fazer voos não motorizados. A categoria inclui asa-delta e parapente. A primeira pode alcançar até 100 km/h; já o parapente não costuma passar os 70 km/h.

Para praticar o esporte, é preciso utilizar equipamentos de segurança como capacete, rádio, aparelho de GPS, variômetro - que mostra quantos metros por segundo o piloto sobe ou desce, além de medir a temperatura e pressão atmosférica.

História

O voo livre chegou ao Brasil em 1974, quando o piloto francês Stephan Segonzac decolou em uma asa-delta do alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, foi realizado o 1º Campeonato Brasileiro de Voo Livre. Os campeonatos mundiais são realizados desde 1976.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory