NE10 Interior participa do ‘Digital Video Masterclass Series’ da Meta Journalism Project, antigo Facebook, em parceria com o ICFJ

Além do NE10 Interior, JC também participa da primeira fase do programa, que conta com uma série de treinamentos online

Sede do Sistema Jornal do Commercio Interior, em Caruaru
Thiago Lagos - FOTO: Sede do Sistema Jornal do Commercio Interior, em Caruaru

O NE10 Interior, veículo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, foi escolhido para participar do programa ‘Digital Video Masterclass Series’, voltado para veículos da América Latina. Além dele, o JC também participa do programa, que é promovido pela Meta Journalism Project, em parceria com o International Center for Journalists (ICFJ) e PROTO. O projeto é dividido em duas etapas: treinamento e mentoria. Nesta primeira fase, mais de 150 redações foram selecionadas para participar de uma série de treinamentos que tem como objetivo otimizar a produção de conteúdo em formato de vídeos digitais. 

A primeira fase do programa, que já teve uma edição para redações da Ásia, terá duração de oito semanas. As redações poderão acompanhar dez módulos de conteúdos pré-gravados para desenvolver os temas centrais do projeto. Além disso, terão oportunidade de acompanhar quatro sessões ao vivo para tirar dúvidas e debater com todos os envolvidos no processo. Os conteúdos apresentados são ministrados por profissionais da indústria que trabalham para mídias espalhadas ao redor do mundo como The New Times, Vox Media e Business Insider.

Para essa etapa, as duas equipes do SJCC estão formadas da seguinte forma:

NE10 Interior - Giliard Santana, Antônio Virgínio, Marília Pessoa e Carlos Canto

JC Online - Rafael Santos, Larissa Alves, Luisa Farias e Caio Serpa

Elton Ponce, Editor Executivo, pontua que ter um projeto baseado na interação total entre comunidades e jornalistas é um desafio que motiva as equipes a continuarem dando voz aqueles que sempre acompanharam as notícias com fontes sérias. “Combater a desinformação é uma das premissas mais importantes do jornalismo. Fazer um projeto baseado na interação total com comunidades e até municípios inteiros sob risco de virarem desertos de notícias é um desafio que motiva a prestar um serviço cada vez melhor. Dando voz a essas pessoas e chegando a esses lugares saberemos que conseguiremos ajudar a manter a dignidade e a voz ativa desses grupos tradicionalmente colocados à margem”, conclui.

..

Maria Luiza Borges, Diretora de Estratégias Digitais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, fala sobre a importância da participação dos veículos do SJCC nos projetos oferecidos pela Meta em parceria com o ICFJ. “Os programas têm nos ajudado a estar sempre atualizados com o tudo que há de mais inovador no mundo. Seja em relação a newsletter, assinatura, vídeos e tantos outros. A cada novo masterclass ou mentoria nós aprendemos coisas novas e descobrimos experiências inovadoras”, conta.

SEGUNDA ETAPA

Na segunda fase do ‘Digital Video Masterclass Series’, as redações poderão enviar inscrições para concorrer a mentorias e o financiamento de até US$ 8 mil para realização de projetos em vídeos com base nos conteúdos que foram ministrados na primeira fase.

OUTROS PROJETOS

Em setembro de 2021, a TV e Rádio Jornal integraram um grupo de 15 redações da América Latina no Video Business Accelerator do Facebook. O programa é oferecido pelo Facebook Journalism Project, em colaboração com a Craig Newmark Graduate School of Journalism e o International Center for Journalists.

Já em março de 2022, o Jornal do Commercio foi selecionado para participar da segunda fase do programa “Acelerando a Transformação Digital”, que conta com a participação de outras 24 redações espalhadas pelo Brasil.