Esportes

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio são adiados por causa do coronavírus

Início das competições estava previsto para o dia 24 de julho

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 24/03/2020 às 12:49
FOTO: AFP
FOTO: FOTO: AFP

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 foram adiados para 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito nesta terça-feira (24) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), após reunião entre o presidente do comitê, Thomas Bach, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. O início das competições estava previsto para o dia 24 de julho.

A previsão é de que as olimpíadas sejam realizadas no verão de 2021, para "proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional". De acordo com nota publicada no site do COI, a chama olímpica vai permanecer no Japão. A tocha chegou no país asiático na última sexta-feira (20) após a cerimônia de acendimento, no Estádio Panatenaico, em Atenas, na Grécia.

A mudança foi tomada após pressão de atletas e comitês nacionais pelo mundo, que criticavam a manutenção do calendário em meio à pandemia do novo coronavírus. O Canadá já havia decidido que não mandaria os competidores, caso os jogos continuassem na data prevista. O Comitê Olímpico Brasileiro também havia pressionado a mudança do cronograma.

Histórico de cancelamento das Olimpíadas

Esta é a segunda vez que as Olimpíadas que ocorreriam no Japão foram canceladas. Em 1940, o motivo do cancelamento foi a Segunda Guerra Mundial. Foi o segundo cancelamento dos Jogos na história. Também houve cancelamento em 1916 (Berlim) e em 1944 (Londres).

VEJA MAIS CONTEÚDO