futebol

Seleção brasileira já está classificada para a Copa do Mundo de 2022; veja qualificações

Gol da vitória foi marcado por Lucas Paquetá aos 26 minutos do segundo tempo.

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 12/11/2021 às 8:03 | Atualizado em 12/11/2021 às 9:26
Notícia
AFP
Seleção Brasileira jogará a Copa do Mundo em busca do hexa. - FOTO: AFP

Na noite dessa quinta-feira (11), a Seleção Brasileira venceu a Colômbia por 1x0, na Neo Química Arena, pela 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar em 2022. Com 11 vitórias e um empate, o Brasil alcançou 32 pontos e garantiu o passaporte para o Mundial do ano que vem. Único país a disputar todas as Copas do Mundo, o Brasil segue com esse título.

..

O gol da partida foi marcado por Lucas Paquetá, aos 26 minutos do segundo tempo. Neymar foi o autor da assistência. No final do jogo, torcedores invadiram a arena para comemorar com os jogadores, dando trabalho para a segurança. A argentina é o próximo adversário do Brasil, na terça-feira (16), em San Juan, pela 14ª rodada.

Veja qualificações para a Copa do Mundo 2022

Qualificados da Europa

Duas seleções da Europa já estão classificadas para o mundial de 2022: Dinamarca e Alemanha. Outros seis países ainda poderão conquistar a sonhada vaga antes da próxima rodada. São eles: Inglaterra, Suécia, Holanda, França, Bélgica e Rússia.

Ao todo, 13 países da Europa estarão no mundial. Os próximos jogos das seleções acontecem entre nos próximos dias. Com partidas na sexta-feira (12), no sábado (13), domingo (14), segunda (15) e terça (16). Classificam-se os primeiros colocados de cada um dos 10 grupos das eliminatórias.

Qualificados da África

Já na África, cinco países se classificam para disputar o mundial. As seleções de Senegal e Marrocos, até o momento são as duas que garantiram vaga na próxima fase das eliminatórias. O continente africano possui uma particularidade na competição e os primeiros colocados de cada chave duelam em cinco jogos para decidir quem passa. O vencedor de cada confronto, está na copa do mundo.

As seleções da Tunísia, Nigéria, Costa do Marfim, Mali, Egito, África do Sul podem garantir a sonhada vaga na disputa entre os melhores times do continente antes mesmo da última rodada.

Qualificados da Ásia

Até o momento, nenhum país está pré-classificado para a Copa do Mundo no continente asiático. São 12 seleções divididas entre dois grupos de seis, que se enfrentam 10 vezes em confrontos de turno e returno. Os dois primeiros de cada chave vão direto para a competição e os terceiros colocados de cada grupo se enfrentam em uma repescagem. 

No grupo A, Irã e Coreia do Sul lideram com 10 e oito pontos, respectivamente. Já no grupo B, Arábia Saudita e Austrália lideram a competição. O país faz parte do continente da Oceania, mas disputa vagas através da Ásia.  

Qualificados da América do sul

Na América do Sul, o Brasil foi o primeiro país a se classificar com antecedência para as eliminatórias com 31 pontos. Em segundo lugar, está a Argentina que tem 25 pontos. Fechando o G4, Equador e Colômbia com 17 e 16 pontos, respectivamente. Em último lugar está o Uruguai, seleção que disputaria a repescagem. 

Qualificações América do Norte e América Central

Oito seleções disputam vaga neste nas eliminatórias das américas Central e do Norte, com todas se enfrentando em turno e returno. Seis das 14 rodadas foram disputadas e a previsão é que a competição seja finalizada em março de 2022.

Os três primeiros colocados garantem vaga direta no Qatar, com o quarto indo para a repescagem intercontinental. Neste momento, o México lidera as Eliminatórias com 14 pontos, seguido de Estados Unidos, com 11 pontos, e Canadá, com 10 pontos. O Panamá está em quarto, com oito pontos.

Qualificações da Oceania

No continente da Oceania, as eliminatórias não começaram ainda por causa da pandemia de Covid-19. 

 

Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Taiti, Ilhas Fiji, Vanuatu, Papua-Nova Guiné, Samoa, Samoa Americana, Tonga e Ilhas Cook são as seleções filiadas à OFC. O continente não tem vaga garantida na Copa do Mundo e deve disputar uma repescagem intercontinental. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários