O jornal português Diário de Notícias publicou uma reportagem nesta quinta-feira (11) que traz um "alerta" para os pais portugueses sobre o vício das crianças em canais de Youtube brasileiros. Segundo a matéria, as crianças estão utilizando diversas palavras, gírias e expressões brasileiras ao se comunicar.
..
"Dizem grama em vez de relva, autocarro é ônibus, rebuçado é bala, riscas são listras e leite está na geladeira em vez de no frigorífico. Os educadores notam-no sobretudo depois do confinamento - à conta de muitas horas de exposição a conteúdos feitos por youtubers brasileiros", dizia a reportagem.
Uma professora que foi entrevistada pelo jornal explicou que há crianças falando em português do Brasil sem ter "qualquer familiar brasileiro e sem nunca lá ter ido".
*Com informações da Gazeta do Povo
Viralizou
A reportagem logo começou a viralizar nas redes sociais e os internautas brasileiros fizeram diversos posts e memes para comentar a situação. Confira:
Ainda rindo muito dos portugueses preocupadíssimos dos filhos estarem falando à brasileira. É ruim quando alguém entra na sua casa pra impôr sua cultura sem autorização, né? ????
— ?Petra ????? (@petraleao) November 10, 2021
Os portugueses reclamando que as crianças em Portugal tão falando brasileiro ????
— Francisco Souza (@franciscosouza) November 10, 2021
Devolve o ouro que a gente devolve o idioma.
Achei preocupante os portugueses terem um frigorífico dentro de casa.
— Camillo (@brazilianjanus) November 10, 2021
Quem diria, o Luccas Neto vingando o povo brasileiro contra a opressão e xenofobia dos portugueses... ÍCONE DECOLONIAL https://t.co/gSp7AN9zav
— Elise (@elisesrs) November 10, 2021
aguardando o dia que vou fazer um jogo e nas opções de linguagem:
— Necco (@Necco) November 10, 2021
- English
- Brasileiro
- Brasileiro (Portugal) https://t.co/fBtE9XdTL3
Comentários