SEXO

Como limpar um vibrador? Confira como higienizar e guardar brinquedos sexuais

Confira dicas de como higienizar e guardar os brinquedos eróticos

Lívia Maria
Lívia Maria
Publicado em 10/05/2022 às 21:40 | Atualizado em 08/08/2023 às 8:56
Klaudia Ekert/Pexels
Brinquedos eróticos precisam ser higienizados antes e depois do uso - FOTO: Klaudia Ekert/Pexels

Com informações do Refinery29

O mercado erótico no Brasil cresceu 12% em 2020, em parte devido à venda de brinquedos sexuais. O faturamento chegou a R$ 2 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico e Sensual (ABEME).

Embora os fluidos sexuais e corporais não sejam sujos, os chamados sex toys frequentemente entram em contato a região íntima, que é sensível e considerada uma porta de entrada para microorganismos.

Desse modo, seja para uso solo ou com um parceiro ou parceira para apimentar o sexo, os brinquedos eróticos precisam de cuidados na hora de higienizar e armazená-los.

Como limpar os brinquedos eróticos?

Em entrevista ao site Refinery29, Claire Cavanah, co-fundadora de um sex shop em Nova York, diz que lavar o brinquedo erótico é fundamental antes e depois do uso.

Ela destaca que, na própria embalagem do produto, deve acompanhar um manual de limpeza do fabricante. No entanto, caso o tenha perdido, algumas instruções gerais podem ser seguidas.

"Dependendo do local onde você guarda, é importante lavar antes do uso também", diz Claire. "Se o seu vibrador ou consolo é deixado em ambiente aberto, pode coletar ácaro, pelos de animais ou poeira", conclui a especialista.

A maneira adequada de higienizar o brinquedo sexual varia de acordo com o tipo e modelo. No caso de vibradores, por exemplo, é necessário verificar se o objeto é à prova d'água e tomar cuidado com a parte eletrônica.

De um modo geral, não é recomendado deixar os brinquedos imersos na água, já que o líquido pode danificar o motor, especialmente no caso de vibradores.

Para limpar os sex toys, basta colocá-los em água corrente, como embaixo de uma torneira, e utilizar sabão neutro para higienizá-lo.

No entanto, na hora de secar ante de guardar o brinquedo sexual, é importante não utilizar toalhas ou panos, e sim papel toalha. O tecido de toalhas comuns podem soltar pelos que grudam no produto, causando irritações ou mesmo infecções.

Posso usar álcool em gel para limpar o vibrador?

Uma dúvida frequente sobre higienização de brinquedos eróticos é sobre o uso do álcool em gel, que ficou popular durante a pandemia de covid-19.

Alguns especialistas não recomendam o uso do produto de limpeza com frequência, já que este pode danificar o material do brinquedo. No entanto, o uso do álcool em gel pode ser importante antes do primeiro uso.

Como o brinquedo erótico estava em uma loja, várias pessoas podem ter o manuseado, então vale realizar uma higienização mais completa com álcool em gel.

Contudo, é necessário que a secagem leve, ao menos, um dia, para garantir que não existam resquícios do álcool no produto na hora de utilizá-lo. Isso porque a região íntima é bastante delicada.

Após a primeira limpeza, não existe mais necessidade de higienizar os sex toys com álcool em gel novamente, já que o objeto deverá ser manuseado apenas por você ou seu parceiro ou parceira.

Como guardar os brinquedos sexuais?

O armazenamento dos brinquedos eróticos também é uma parte importante. O ideal é mantê-lo isolado, sem contato com outros objetos. O vibrador ou outro sex toy pode ser colocado em um saquinho de lingerie ou na própria embalagem em que veio.

O importante é que os brinquedos sexuais sejam guardados em locais secos e afastados de áreas como fogão e micro-ondas. Assim, aquela sua gaveta de roupas íntimas — ou até mesmo uma gaveta na cabeceira da cama — é ideal para guardar seus brinquedinhos.