SEXO

Como limpar seu vibrador? Saiba como higienizar e guardar brinquedos eróticos

Confira dicas de como higienizar os brinquedos eróticos antes e depois do uso

Lívia Maria
Lívia Maria
Publicado em 10/05/2022 às 21:40
Klaudia Ekert/Pexels
Brinquedos eróticos precisam ser higienizados antes e depois do uso - FOTO: Klaudia Ekert/Pexels
Leitura:

A venda de brinquedos sexuais tem impulsionado o mercado erótico, que cresceu 12% em 2020 e atingiu um faturamento de R$ 2 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico e Sensual (ABEME).

Apesar de os fluidos sexuais e corporais não serem sujos, os sex toys estão em contato com a região íntima, que é sensível e pode ser a porta de entrada para bactérias nocivas ao organismo.

Portanto, seja para o uso solo, quanto com o parceiro para apimentar o sexo, os brinquedos eróticos precisam de cuidados  na hora da higienização e no armazenamento

Conheça aqui os tipos de vibradores e como escolher o melhor para você.

Como limpar os brinquedos eróticos?

Claire Cavanah, co-fundadora de um sex shop em Nova York, em entrevista ao site Refinery29, diz que é fundamental lavar o brinquedo erótico antes e depois do uso. Ela ressalta que na embalagem do produto deve vir um manual de limpeza do fabricante, mas caso você tenha perdido o seu, existem instruções gerais que podem ser seguidas.

Depois do uso, os brinquedos devem ser lavados com cuidado antes de guardados. Porém, ele também tem que ser higienizado antes do uso.

"Dependendo do local onde você guarda, é importante lavar antes do uso também”, explica a especialista. “Se o seu vibrador ou consolo é deixado em ambiente aberto, pode coletar ácaro, pelos de animais ou poeira” – e nada disso é legal dentro da vagina”, conclui.

A forma adequada para lavar o brinquedo sexual varia de acordo com o modelo e tipo. No caso de vibradores, é preciso observar se é à prova d’água antes de colocar na água e tomar cuidado com a parte eletrônica. Não é recomendado deixar os brinquedos imersos na água, já que pode danificar o motor.

Para limpá-los, basta colocar na água corrente, como embaixo de uma torneira, e usar sabão neutro. É importante lembrar de secar o aparelho antes de guardar, mas nesse caso não utilize toalhas ou panos e sim papel toalha. O tecido das toalhas comuns podem soltar pelos que grudam no objeto e podem causar infecções ou irritações.

Pode usar álcool em gel para limpar o vibrador?

Uma das dúvidas mais frequentes sobre a higienização dos sex toys é sobre o uso do álcool em gel, que se popularizou durante a pandemia de covid-19. Alguns especialistas não recomendam a utilização do álcool com frequência, já que pode danificar o material do brinquedo, mas pode ser importante antes do primeiro uso.

Como o brinquedo sexual estava em uma loja, ele pode ter sido manipulado por várias pessoas, então vale a pena fazer uma higienização mais completa com álcool em gel. Entretanto, é preciso deixar secar por, pelo menos, um dia, para garantir que não tenha resquícios do álcool no produto.

Depois da primeira limpeza, não há mais necessidade de limpar os brinquedos com álcool em gel novamente, já que o objeto deverá ser manuseado apenas por você ou seu parceiro.

Como guardar os brinquedos sexuais?

O armazenamento dos sex toys também é uma parte importante. O ideal é deixá-lo isolado, em um local que não tenha contato com outros objetos. O vibrador ou outro brinquedo pode ser colocado em um saquinho de lingerie ou na própria embalagem que veio.

O importante é que os brinquedos eróticos fiquem em locais secos e afastados de áreas como fogão e micro-ondas. Portanto, aquela sua gaveta de calcinhas - ou até mesmo uma gaveta na cabeceira da cama - é ideal para guardar seus brinquedinhos.

Anna Shvets/Pexels
Brinquedos sexuais precisam de cuidados na hora de higienizar e no armazenamento - FOTO:Anna Shvets/Pexels

Mais Lidas