BAZINGA!

Exercício físico para equilibrar a rotina de estudos

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 15/09/2015 às 11:11
Alunos e funcionários do 3º ano do Vera Cruz participaram de corrida de rua no Centro do Recife
Alunos e funcionários do 3º ano do Vera Cruz participaram de corrida de rua no Centro do Recife

Imagem dos alunos após a corrida. Foto: arquivo pessoal Alunos do 3º ano do Colégio Vera Cruz participaram de corrida de rua nesse domingo

Praticar alguma atividade física é uma das principais dicas para combater a ansiedade e o estresse num momento em que as pressões para passar no vestibular surgem de todos os lados; da família, da escola, dos amigos e do próprio jovem.

Nesse último domingo (13), alunos do 3º ano do Colégio Vera Cruz participaram de uma corrida de rua no Centro do Recife. Entre eles estava a aluna Maria Eduarda Lucena, de 17 anos (camisa amarela na foto acima). "A gente fica muito focado e centralizado nos estudos e é bom dar uma pausa de vez em quando", defende a jovem que vai tentar uma vaga no curso de odontologia.

A fera junto com mais cerca de 20 pessoas, entre colegas de sala, professores e funcionários do colégio, correu cinco quilômetros. "Tem que estudar, mas também tem que ter esses momentos de lazer", afirmou a coordenadora Adriana Tenório (camisa azul, de boné preto).

"Essa atividade pode ajudar no desempenho do aluno na sala de aula, porque faz com que ele fiquei mais relaxado e tenha capacidade maior de suportar essa maratona do Enem", disse o professor-atleta, Maurício Saraiva (camisa verde, à direita). Longe dos números e dos cálculos da sala de aula, Maurício recorre às corridas de rua para ter uma melhor qualidade de vida. "Se me ajuda a trabalhar melhor, também vai ajudar o meu aluno a ter um melhor desempenho nas provas", acredita.

Se para completar a prova foi importante preparação prévia como alimentação correta, roupa adequada, proteção contra o sol e alongamento, também existem métodos específicos para passar no vestibular. Maria Eduarda elencou os seus: "estudar é sempre o primeiro da lista, mas também precisamos de horas de descanso, atividades extraclasse como aulões e cursinhos e momentos religiosos".