Petrolina promove ação para marcar dia mundial de combate ao diabetes

Do JC Online
Publicado em 12/11/2010 às 17:06


Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais problemas de saúde da população no mundo, a diabetes é uma patologia caracterizada pela baixa produção de insulina pelo pâncreas, o que possibilita um aumento de açúcar no sangue.

Obesidade, histórico familiar, sedentarismo, falta de qualidade de vida podem potencializar os riscos de desenvolvimento da doença. E é justamente com o objetivo de conscientizar a população, que a Associação dos Diabéticos do São Francisco (ADISF) promove uma ação educativa neste sábado (13), na praça do Bambuzinho, na Avenida Souza Filho, centro de Petrolina. A iniciativa antecede o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, no dia 14 de novembro.

“As pessoas precisam ficar atentas, realizar seus exames, ter atitudes preventivas, porque a patologia hoje é considerada uma epidemia mundial e afeta muito as camadas mais pobres da população. Está muito relacionada às condições de vida. Então vamos estar neste sábado fazendo testes de glicemia capilar, aferindo pressão, distribuindo panfletos informativos”, adianta a presidente da Associação dos Diabéticos do São Francisco, Antonise Coelho.

“Vale salientar que não estaremos fazendo diagnóstico no local, mas com o resultado das ações que serão desenvolvidas, as pessoas podem se dirigir posteriormente a uma unidade de saúde e fazer testes mais precisos. O nosso objetivo principal no sábado é mesmo o de dar todas as informações sobre a doença e conscientizar as pessoas”, complementa Antonise.

A ADISF realiza encontros mensais com portadores da patologia. Além disso, desenvolve palestras junto a  grupos, escolas e associações de moradores.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory