Validação facial para renovar CNH agora é obrigatória em Pernambuco

Segundo o Detran a novidade não irá afetar no valor final da CNH
Antonio Virginio Neto
Publicado em 24/09/2019 às 15:59
Diretor-geral do Detran explicou as novas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Foto: Acervo/JC Imagem


Pioneiro na região Nordeste, foi implementado em Pernambuco o sistema de validação facial para condutores que tiram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A novidade, que entrou em prática a partir dessa segunda-feira (23) visa prevenir fraudes e tornar o sistema de emissão de documentos mais seguro.

O processo de validação facial funciona como uma espécie de banco de dados. Ao tirar a foto para compor o documento, a imagem do motorista é armazenada coletada. Quando alguma atualização acontecer, serão necessárias novas imagens do condutor, as quais serão cruzadas em uma base nacional para comparação de compatibilidade. Após a análise, o processo solicitado pelo motorista só será aprovado se a nova imagem tiver 90% de compatibilidade facial com a antiga.

A validação deverá ser utilizada em casos de renovação de carteira, mudança de categoria ou qualquer alteração de dados que o consumidor deseje solicitar. A novidade, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), não irá alterar o valor que os motoristas pagam para obter a licença.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory