Universidade

Clima na UFPE é de expectativa com a chegada de um novo reitor

O atual reitor, o engenheiro civil Anísio Brasileiro, deixará o cargo

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 08/10/2019 às 12:48
NOTÍCIA
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior
Leitura:

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai ter um novo reitor a partir do próximo domingo (13). O engenheiro civil Anísio Brasileiro deixa o cargo e a expectativa é que a vaga seja preenchida pelo professor Alfredo Gomes, que foi o mais votado pela comunidade universitária numa consulta acadêmica de dois turnos.

Para assumir a reitoria da instituição, Alfredo Gomes precisa de uma chancela da Presidência da República. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) um novo nome deve estar disponível essa semana. O órgão, entretanto, não confirmou o nome escolhido.

A lista tríplice, que contém os três nomes referenciados pelo conselho Universitário para a reitoria, já foi recebida pelo MEC há quase três meses.

Lei

Alunos, docentes, e técnicos participam da consulta para escolher o reitor. Entretanto, por prerrogativa, o presidente do Brasil deve apontar o nome que toma posse. Três nomes são indicados para universidade para o Ministério da Educação (MEC), entretanto, no entendimento do governo federal, não existe hierarquia na lista tríplice.

Confira entrevista concedida pelo atual reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, ao Jornal do Commercio.

Mais Lidas