Radares inteligentes vão tirar fotos de motoristas mexendo no celular

Nova tecnologia deve ser capaz de evitar cerca de 100 mortes por ano
Pedro Hierro
Publicado em 11/10/2019 às 18:07
Radares nas rodovias federais serão suspensos Foto: Divulgação / Agência Brasil


Câmeras de alta definição vão flagrar os motoristas e no próximo ano vai começar a multar os cidadãos de Nova Gales do Sul, na Austrália. Uma nova tecnologia será implantada pelo governo. O radar inteligente vai tirar fotos de motoristas dirigindo, em seguida, um programa de inteligência artificial irá analisar as imagens, para ver se o condutor está usando o seu celular enquanto dirige.

Este radar segundo o seu fornecedor, a empresa Acusensus, será capaz de analisar as imagens em qualquer horário do dia, em qualquer velocidade que o veículo esteja e em qualquer condição climática. Os casos suspeitos serão levados para um analista humano, que irá periciar a imagem e ver se é o caso de necessitar uma multa. O sistema, ainda de acordo com a Acusensus, poderá borrar as imagens dos condutores, para proteger a privacidade.

A empresa tem a expectativa que o programa seja capaz de evitar cerca de 100 mortes e acidentes graves em cincos anos, na sua cidade. A decisão de implantar este programa veio após seis meses de testes, nesse período, foi capaz de checar cerca de oito milhões de veículos e conseguiu achar cerca de 100 mil motoristas mexendo no celular ao dirigir.

Até dezembro de 2019, será enviado aos motoristas, apenas avisos sobre o seus atos. Em 2020, multas vão começar a ser enviadas aos infratores, a multa será de 344 dólares australianos, que em reais seria R$ 959, por infração flagrada.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory