menu

Manchas de óleo chegam em Jaboatão dos Guararapes

Praia Barra de Jangada amanheceu manchada no início da manhã desta quarta

As manchas de óleo estão sendo encontradas em todo o litoral nordestino
Manchas de óleo estão sendo encontradas em todo o litoral nordestino (Cortesia)

As manchas de óleo que apareceram nas praias do litoral do Nordeste continuam a atingir Pernambuco e chegaram nesta quarta-feira (23) em Jaboatão dos Guararapes, localizada na Região Metropolitana do Recife.

A praia Barra de Jangada estava manchada de óleo desde o início da manhã. Voluntários, equipes da Prefeitura, dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), da Defesa Civil e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente já se mobilizaram para fazer a limpeza.

Jaboatão dos Guararapes é o oitavo município atingido pelas manchas de óleo. As manchas também atingiram as praias das cidades de Tamandaré, São José da Coroa Grande, Barreiros, Sirinhaém, Ipojuca, Rio Formoso e Cabo de Santo Agostinho.

Manchas de óleo

Manchas de petróleo surgiram em praias do Nordeste e impressiona turistas em pelo menos 109 locais. O caso vem acontecendo desde o início de setembro deste ano e a substância tem sido avistada em pelo menos nove estados da região. A única exceção é o estado da Bahia. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a substância é hidrocarboneto, derivado de petróleo. Cerca de 958 toneladas de óleo já foram retiradas das praias do litoral de Pernambuco.

A ligação entre o caso e as manchas ainda não foi investigada, entretanto, o animal apresentava piche ao redor do corpo. Conforme informações divulgadas pela revista Época, um laudo sigiloso teria sido encaminhado para o Ibama pela Petrobras, apontando que a mancha seria de Petróleo da Venezuela.