Fogo

Abrigo de gatos é incendiado e animais podem ter morrido em Gravatá

Caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (17)

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/01/2020 às 15:59
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Um abrigo improvisado para gatos foi incendiado na manhã desta sexta-feira (17) em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O espaço era utilizado por protetores de animais para alimentá-los e abrigava cerca de 40 deles. Alguns gatos podem ter morrido por causa do fogo.

A advogada e protetora de animais Mônica Souza relatou que o espaço era uma proteção contra o sol e a chuva para os animais, e a estrutura era de madeira. "Há muito tempo nós alertamos a população a não abandonar animais no local, porque é perigoso. Constantemente os animais são vítimas de maus tratos, de atropelamento e uma série de outras maldades", lamentou.

Ainda de acordo com ela, os protetores irão procurar o Ministério Público de Pernambuco: "Isso não pode ficar impune, é uma maldade muito grande". A lei de crimes ambientais determina detenção de três meses a um ano e multa para casos de violência contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A Polícia Civil foi procurada pelos responsáveis do abrigo e irá investigar o caso. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Gravatá, um terreno foi doado a uma ONG da cidade. Além disto, a prefeitura informou que, através de um convênio, realiza castrações dos animais. A castração é uma saída para evitar a reprodução da espécie.