Saúde

Secretaria de Saúde de Caruaru prepara unidades para coronavírus

No Brasil, há cerca de nove casos suspeitos do vírus

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 31/01/2020 às 10:40
Google Street View
FOTO: Google Street View

A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste pernambucano, emitiu nesta sexta-feira (31) uma nota sobre a preparação das unidades de saúde da cidade em relação ao coronavírus. De acordo com a Secretaria, todas as unidades foram sinalizadas e Caruaru possui profissionais capacitados para cuidar de pacientes que apresentarem os sintomas.

Leia a nota na íntegra:

"A Secretaria de Saúde de Caruaru ao tomar conhecimento por meio do Ministério da Saúde, no dia 22 de janeiro de 2020, sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus (COInCoV) no mundo, sinalizou para todas as unidades de saúde do município a estratégia que está prevista no plano de enfrentamento municipal para epidemias de influenza e síndromes respiratórias. Diante disso, a cidade de Caruaru possui profissionais capacitados e unidades sentinelas para o manejo clínico e coletas de amostras biológicas de pacientes que apresentem sinais e sintomas dos agravos".

Casos suspeitos

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), podem se considerados casos suspeitos pessoas com histórico de viagem para área com transmissão local nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas, que apresentem Febre e pelo menos um sinal ou sintoma. Também são consideradas pessoas com histórico de contato com caso suspeito para o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas, que apresentem Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar); e também pessoas com contato próximo de casos confirmado de coronavírus em laboratório nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas, que apresentem febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório.

O que é coronavírus?

Segundo informações do Ministério da Saúde, os Coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e também em animais. Nos humanos, os vírus provocam doença respiratória no trato respiratório superior. O vírus causa, geralmente, infecções leves ou moderadas do trato respiratório superior, com curta duração. Os sintomas podem incluir febre, dor de garganta e coriza.