Tempo

Cidades do Agreste e Sertão registram fortes chuvas durante o fim de semana

APAC havia emitido alerta para chuvas no último sábado (1º)

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 03/02/2020 às 12:56
Blog do Waldiney Passos/O Povo com a Notícia
FOTO: Blog do Waldiney Passos/O Povo com a Notícia

As cidades da região do Sertão e Agreste de Pernambuco passaram por um período de chuvas fortes no último final de semana. Em Lagoa Grande, no Sertão, foram 96,13 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Até 9h20 desta segunda-feira (3), a Agência havia contabilizado 43,76 milímetros no município, que teve alagamentos em residências e prejuízos para o comércio da cidade.

Floresta, também no Sertão, teve a segunda maior média acumulada em 24 horas: 71, 40 milímetros. Árvores caíram alguns alagamentos na zona rural foram registrados. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta segunda um novo alerta de chuvas fortes para o Sertão, válido até a manhã da terça-feira (4).

No Agreste pernambucano, os índices de chuvas na maioria das cidades passaram de 100 milímetros. No distrito de Salobro, a chuva encheu uma barragem construída recentemente e assustou a população que morava próximo ao local porque a barragem ainda não havia atingido o volume máximo. No paredão do açude começaram a surgir rachaduras. Segundo informações da Rádio Jornal Pesqueira, tratores foram enviados para aumentar o sangradouro do açude e reduzir o volume de água para evitar o rompimento.

No distrito de Socorro de Alagoinha, foram registrados 160 milímetros da última sexta-feira (31) até o domingo (2). No sítio Lagoa do Félix, em Pesqueira, registrou 126 milímetros. O sítio Batalha, que fica em Poção, registrou 105 milímetros. Na zona urbana da cidade, foram registrados chuvas de 40 até 50 milímetros.

Previsão do Tempo

De acordo com a APAC, no Agreste e no Sertão, o tempo nesta segunda-feira (3) ficará parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte. 

Alerta da APAC

No último sábado (3), a APAC emitiu um alerta de chuvas para o Sertão, Zona da Mata e o litoral de Pernambuco. A previsão do tempo indicava pancadas de chuvas com intensidade de moderada a forte em municípios das regiões.