Uma infestação de larvas conhecidas como "tapurus" está ocorrendo nas calçadas de várias casas no distrito de Izacolândia, na zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com o líder comunitário Júlio César Monteiro, o motivo deste problema seriam os esgotos estourados em ruas da Cohab, na Pedro Ferreira Maia, José Silvestre, entre outras. Algumas larvas estão entrando pelo ralo das casas.
Moradores chegaram a jogar água quente para tentar matar os tapurus e evitar que estes bichos entrem nas residências. Mesmo assim, mais de 30 famílias estão sendo impactadas pelo problema.
Além dos esgotos estourados, a falta de água é outro problema no distrito. "Hoje a Compesa mandou um carro e o trabalho está em execução. Mas está sem água. Quando o carro sair que chegar a água, entope tudo de novo", lamentou o líder comunitário.
Em nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que uma equipe esteve em Izacolândia executando os serviços de desobstrução das redes coletoras de esgoto da comunidade, inclusive nas ruas Pedro Ferreira Maia e José Silvestre.
Já com relação ao abastecimento de água, a companhia informou que uma queda de energia na noite de quinta-feira (6) afetou uma das bombas de captação e interrompeu a distribuição de água no local.
Técnicos continuam trabalhando na substituição do equipamento e a previsão é de que às 23h desta sexta (7) o serviço seja concluído, quando o abastecimento será retomado, de acordo com o calendário.