Esgotos

Tapurus invadem residências em distrito de Petrolina

Larvas estão entrando pelos ralos dos moradores

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 07/02/2020 às 12:01
Júlio César Monteiro
FOTO: Júlio César Monteiro

Uma infestação de larvas conhecidas como "tapurus" está ocorrendo nas calçadas de várias casas no distrito de Izacolândia, na zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com o líder comunitário Júlio César Monteiro, o motivo deste problema seriam os esgotos estourados em ruas da Cohab, na Pedro Ferreira Maia, José Silvestre, entre outras. Algumas larvas estão entrando pelo ralo das casas.

Moradores chegaram a jogar água quente para tentar matar os tapurus e evitar que estes bichos entrem nas residências. Mesmo assim, mais de 30 famílias estão sendo impactadas pelo problema.

Além dos esgotos estourados, a falta de água é outro problema no distrito. "Hoje a Compesa mandou um carro e o trabalho está em execução. Mas está sem água. Quando o carro sair que chegar a água, entope tudo de novo", lamentou o líder comunitário.

Em nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que uma equipe esteve em Izacolândia executando os serviços de desobstrução das redes coletoras de esgoto da comunidade, inclusive nas ruas Pedro Ferreira Maia e José Silvestre.

Já com relação ao abastecimento de água, a companhia informou que uma queda de energia na noite de quinta-feira (6) afetou uma das bombas de captação e interrompeu a distribuição de água no local.

Técnicos continuam trabalhando na substituição do equipamento e a previsão é de que às 23h desta sexta (7) o serviço seja concluído, quando o abastecimento será retomado, de acordo com o calendário.