Voos

Aeroporto de Caruaru vai funcionar até agosto, garante secretário

Segundo Alberes Lopes, o espaço irá receber voos comerciais

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/02/2020 às 16:26
Reprodução TV Jornal
FOTO: Reprodução TV Jornal

O secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, disse em entrevista nesta quinta-feira (13) que o Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, deve começar a operar com voos comerciais até agosto deste ano. "É viável e vai dar certo, se Deus quiser. Nós vamos conseguir até agosto, no máximo, colocar esse aeroporto para funcionar", afirmou. A informação foi divulgada nesta quinta durante o programa "Além da Notícia", apresentado pelo jornalista Berg Santos, na Rádio Jornal Caruaru.

Alberes Lopes assumiu a coordenação de um grupo de trabalho que trata sobre o aeroporto de Caruaru, formado ainda pela secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista, pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruno, e apoiado pelo secretário do Turismo, Rodrigo Novaes.

Atualmente, o Aeroporto Oscar Laranjeira opera apenas com voos privados e chegou a passar alguns meses interditado por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com Alberes, os municípios costumam desenvolver em 20% com o funcionamento de aeroportos. Para ele, municípios vizinhos como Toritama e Santa Cruz do Capibaribe também se beneficiariam pelo equipamento.

Para que o aeroporto funcione para voos comerciais, ainda é preciso fazer algumas intervenções. O muro foi recuperado e há equipes da Polícia Militar fazendo a segurança do espaço, para evitar vandalismos. Inicialmente, o equipamento deve operar apenas com um ou dois voos diurnos.

Segundo Alberes Lopes, o governador Paulo Câmara (PSB) está oferecendo descontos no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustível para atrair empresas: "Nós estamos trabalhando para que ele opere, tanto a antiga Passaredo que tem interesse quanto a Azul tem interesse, inclusivem voos diários". Um estudo está sendo realizado para saber os aviões que podem transitar em Caruaru.

Privatização

O secretário revelou ainda que um ou dois anos depois que o aeroporto estiver operando voos comerciais, passará para a iniciativa privada, em um pacote junto com os aeroportos de Fernando de Noronha e Serra Talhada.

Ouça a entrevista completa: