menu

Mulher de Caruaru é o 1º caso suspeito de coronavírus em Pernambuco

Paciente estava em Milão, na Itália

Hospital Oswaldo Cruz confirmou a suspensão das cirurgias por falta de derivados do sangue
Hospital Oswaldo Cruz (Foto: Edmar Melo/ JC Imagem)

O estado de Pernambuco registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus. Uma mulher de 51 anos da cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife nessa terça-feira (25). Ela estava vindo de Milão, na Itália, região que registrou 11 mortes pelo vírus.

A mulher teria se sentido mal no voo e foi levada para o Hospital Oswaldo Cruz. O secretário de Saúde André Longo disse que se enquadra em um caso suspeito da doença. "Ela apresentava sintomas de febre, dor de garganta e cansaço. E foi adequadamente transportada, isolada, está fazendo os exames necessários", explicou.

De acordo com a equipe médica,estão seguindo protocolos de tratamentos e a mulher está sendo devidamente medicada. "Até sair o resultado, ela vai ficar internada sob vigilância. Não há necessidade de medo porque está tudo sendo monitorado", contou o chefe de infectologia do Hospital Oswaldo Cruz, Demetrius Montenegro.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Caruaru informou que a paciente não esteve em Caruaru e não teve contato com ninguém da cidade. Ainda na nota, a Secretaria disse que são necessários exames complementares para confirmar ou descartar o caso.

Leia a nota na íntegra:

"A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que tomou conhecimento do primeiro caso suspeito do coronavírus em Pernambuco por meio de familiares da paciente e, antes do desembarque, a Secretaria Estadual de Saúde, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs), foi notificada por Caruaru, o que possibilitou uma intervenção oportuna, assegurando os cuidados necessários e isolamento da paciente.

É importante destacar, que a paciente não teve contato presencial com ninguém de Caruaru. O caso só será confirmado ou descartado após a realização de exames complementares.

A Secretaria de Saúde de Caruaru reforça que, desde o dia 22 de janeiro de 2020, orientou todas as unidades de saúde do município com a estratégia que está prevista no plano de enfrentamento municipal para epidemias de influenza e síndromes respiratórias. Diante disso, a cidade de Caruaru possui profissionais capacitados e unidades preparadas para o manejo clínico e coletas de amostras biológicas de pacientes que apresentem sinais e sintomas dos agravos, até que o paciente seja transferido para uma das unidades de referência estadual: Hospital Oswaldo Cruz e Hospital Correia Picanço, ambos em Recife.

Durante os próximos dias reforçaremos as estratégias conjuntas com a Secretaria Estadual de Saúde e manteremos a sociedade informada."

O que é coronavírus

Segundo informações do Ministério da Saúde, os Coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e também em animais. Nos humanos, os vírus provocam doença respiratória no trato respiratório superior. O vírus causa, geralmente, infecções leves ou moderadas do trato respiratório superior, com curta duração. Os sintomas podem incluir febre, dor de garganta e coriza.