O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (26) o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Trata-se de um idoso de 61 anos, residente em São Paulo e esteve na Itália nos dias 9 a 21 de fevereiro. Após voltar de viagem, o paciente apresentou sinais e sintomas da doença.
Ele foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na última segunda-feira (24) e passou por exames clínicos. Com os resultados iniciais, o hospital enviou a amostra para o Instituto Adolfo Lutz. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Na última sexta-feira (21), as autoridades italianas notificaram nove mortes, o que levou o governo brasileiro a incluir a Itália entre os países atingidos pela doença.
*Com informações da Agência Brasil
Caso suspeito em Pernambuco
O estado de Pernambuco registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus. Uma mulher de 51 anos da cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife nessa terça-feira (25). Ela estava vindo de Milão, na Itália, região que registrou 11 mortes pelo vírus. A mulher teria se sentido mal no voo e foi levada para o Hospital Oswaldo Cruz.