Saúde

Primeiro caso de coronavírus é confirmado no Brasil

Paciente havia viajado para a Itália no início de fevereiro

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 26/02/2020 às 12:15
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (26) o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Trata-se de um idoso de 61 anos, residente em São Paulo e esteve na Itália nos dias 9 a 21 de fevereiro. Após voltar de viagem, o paciente apresentou sinais e sintomas da doença.

Ele foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na última segunda-feira (24) e passou por exames clínicos. Com os resultados iniciais, o hospital enviou a amostra para o Instituto Adolfo Lutz. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Na última sexta-feira (21), as autoridades italianas notificaram nove mortes, o que levou o governo brasileiro a incluir a Itália entre os países atingidos pela doença.

*Com informações da Agência Brasil

Caso suspeito em Pernambuco

O estado de Pernambuco registrou o primeiro caso suspeito de coronavírus. Uma mulher de 51 anos da cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife nessa terça-feira (25). Ela estava vindo de Milão, na Itália, região que registrou 11 mortes pelo vírus. A mulher teria se sentido mal no voo e foi levada para o Hospital Oswaldo Cruz.