Saúde

Número de casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco sobe para cinco

Pacientes estão sendo monitorados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 28/02/2020 às 9:19
Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fio Cruz)
FOTO: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fio Cruz)

Subiu para cinco o número de casos suspeitos de coronavírus no estado de Pernambuco. Os dados foram divulgados em coletiva da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) no final da tarde dessa quinta-feira (27). Os pacientes estão sendo monitorados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife. Um deles está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Teremos que conviver com esta situação de casos suspeitos. A maioria será certamente descartado, pois influenza (gripe) é ainda um problema sério no Brasil”, disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. No Brasil todo, são 132 casos suspeitos da doença. 

A primeira paciente com suspeita do vírus é uma mulher de 51 anos da cidade de Caruaru, no Agreste. Ela desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife nessa terça-feira (25). Ela estava vindo de Milão, na Itália, região que registrou 11 mortes pelo vírus.

O segundo paciente é um homem de 24 anos. Ele mora na Itália, mas veio a Pernambuco para visitar a família durante o período carnavalesco. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HUOC.

O terceiro paciente é um homem pernambucano de 41 anos. Ele esteve em Veneza, na Itália, recentemente e voltou para Recife no dia 12 de fevereiro.

O quarto caso suspeito trata-se de um homem de 37 anos com histórico de viagem para Itália. Chegou no dia 20 de fevereiro. O caso foi notificado nesta quinta-feira (27). Ele teria apresentado febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar.

A quinta paciente é uma mulher de 34 anos, também com histórico de viagem para Itália. Ela teria sentido os sintomas de febre, tosse, dor de garganta e cefaleia.

Confira o mapa de casos de coronavírus