Saúde

Primeiros casos de coronavírus são confirmados em Pernambuco

Secretaria de Saúde realizou uma coletiva nesta quinta

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 12/03/2020 às 8:59
Pixabay
FOTO: Pixabay

As Secretarias de Saúde do Recife e de Pernambuco realizaram uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (12) para falar sobre os primeiros casos confirmados do coronavírus, covid-19, em Pernambuco. Dois casos do vírus foram confirmados no estado de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Saúde de PE, os pacientes são importados. Pernambuco é o 9º estado a ter casos de coronavírus no Brasil. 

Os casos confirmados tratam-se de um casal que possui histórico recente de viagem para a Itália. Uma mulher de 66 anos e um homem de 71 anos moradores da zona sul do Recife. A mulher encontra-se em isolamento domiciliar e o homem está internado. Eles apresentaram tosse, febre e dor de cabeça.

Até essa quarta-feira (11), 69 casos estavam confirmados no Brasil. Quatro casos estavam confirmados no Nordeste. Três no estado da Bahia e um em Alagoas.

34 casos estavam sendo notificados pela Secretaria de Saúde de PE desde o dia 25 de fevereiro. A primeira suspeita envolvendo criança, na faixa etária entre zero e dez anos, tinha aparecido no boletim do dia 6 de março. Os casos notificados foram acompanhados em serviços privados do Recife e Olinda e também no Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

Dois casos suspeitos de Caruaru foram notificados pelo estado da Paraíba, mas foram transferidos para o banco de dados de Pernambuco.

Um dos casos não foi admitido por nenhuma unidade, mas a coleta do material para exame foi realizada por uma equipe na residência do paciente.

OMS declara pandemia

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarou na quarta que a organização elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia (quando há mais de 120 países com casos declarados de infecção). A mudança de classificação não é motivada por causa da gravidade da doença, e sim por causa da disseminação geográfica rápida do vírus.

O que é coronavírus?

Segundo informações do Ministério da Saúde, os Coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e também em animais. Nos humanos, os vírus provocam doença respiratória no trato respiratório superior. O vírus causa, geralmente, infecções leves ou moderadas do trato respiratório superior, com curta duração. Os sintomas podem incluir febre, dor de garganta e coriza.

Acompanhe o vírus pelo mundo