O secretário de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Francisco Santos, disse nesta terça-feira (10) que o resultado dos testes laboratoriais para o novo coronavírus (Covid-19) realizados em um casal que mora na cidade deve sair nesta quarta-feira (11).
- Suspeita do novo coronavírus é investigada em casal de Caruaru
- Coronavírus: o que ocorre com a ampliação da quarentena na Itália?
- Brasil tem 30 casos confirmados de coronavírus
- Cachorro de paciente com coronavírus testa positivo para doença
- O uso de álcool em gel pode interferir no teste do bafômetro?
- Mulher de Caruaru é o 1º caso suspeito de coronavírus em Pernambuco
O homem de 42 anos e a mulher de 30 viajaram para a Europa e retornaram recentemente. Eles apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe e foram atendidos em um hospital particular de Campina Grande (PB), por onde passaram antes de voltar para casa. Os casos estão sendo investigados como suspeitos de Covid-19.
As amostras de material biológico para realização dos exames foram coletadas na Paraíba e enviadas para laboratório de referência. Ambos estão em isolamento domiciliar em Caruaru por precaução. A secretaria de Saúde está acompanhando os dois.
"Não há motivo nenhum para que haja mudança de rotina das pessoas, até porque o que a gente tem observado é que a maioria das pessoas que tem contraído o coronavírus no mundo inteiro não tem nada de grave. Os casos graves em sua maioria são de pessoas que já tinham algum problema", explicou o secretário.
Números em Pernambuco
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco tem 12 casos em investigação para o coronavírus; 30 já foram descartados. Os casos notificados foram acolhidos em serviços privados do Recife e Olinda e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).
Segundo a SES, dos pacientes em investigação, quatro estão em isolamento hospitalar em unidades de saúde privadas. Os demais receberam orientações e foram encaminhados para isolamento domiciliar. Eles estão sendo acompanhados pelas equipes das cidades em que moram (Recife e Jaboatão dos Guararapes).
Avanço do coronavírus no mundo