Saúde

Secretaria de Saúde investiga 1º caso de transmissão local do coronavírus em PE

Dois casos do coronavírus foram confirmados no estado

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 12/03/2020 às 12:00
Divulgação/SES-PE
FOTO: Divulgação/SES-PE

A Secretaria de Saúde está investigando o primeiro possível caso de transmissão local de coronavírus em Pernambuco. Dois casos do vírus foram confirmados no estado. Segundo informações da Secretaria, trata-se de um homem de 71 anos e uma mulher de 66 anos moradores da zona sul do Recife, ambos com histórico recente de viagem para a Itália.

A mulher encontra-se em isolamento domiciliar e o homem está internado. Eles apresentaram tosse, febre e dor de cabeça.
A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando também uma mulher de 41 anos que teria tido contato com o casal. Caso essa pessoa tenha a contaminação confirmada, este seria considerado o 1º caso de circulação interna do vírus em Pernambuco.

OMS declara pandemia

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarou na quarta que a organização elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia (quando há mais de 120 países com casos declarados de infecção). A mudança de classificação não é motivada por causa da gravidade da doença, e sim por causa da disseminação geográfica rápida do vírus.

O que é coronavírus?

Segundo informações do Ministério da Saúde, os Coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e também em animais. Nos humanos, os vírus provocam doença respiratória no trato respiratório superior. O vírus causa, geralmente, infecções leves ou moderadas do trato respiratório superior, com curta duração. Os sintomas podem incluir febre, dor de garganta e coriza.

Acompanhe o vírus pelo mundo