Os impactos do novo coronavírus em diversas áreas fizeram com que a Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, instalasse um comitê de crise para debater a situação. Nesta segunda-feira (16), a prefeita Raquel Lyra (PSDB) comandou uma coletiva de imprensa para divulgar algumas medidas que estão sendo tomadas. Não há casos suspeitos nem confirmados no município.
- 3ª edição da corrida Crazy Runners é adiada em Caruaru
- Advogado explica como proceder com relação ao coronavírus no trabalho
- Câmara de Caruaru vota reajuste salarial dos agentes de endemias
- Fórum de Caruaru suspende atendimento presencial por causa de coronavírus
- Diocese de Caruaru divulga nesta segunda medidas contra coronavírus
- Membros da OAB Caruaru ficam em isolamento após advogada contrair coronavírus
- Confira 255 vagas de emprego ofertadas em Pernambuco nesta segunda
Durante a explicação, foi demonstrado pelo secretário de Saúde, Francisco Santos, que o vírus tem a proliferação rápida, mas pode ser controlado com prevenção. "A gente tomou algumas medidas para proteger a sociedade, para que a gente não dissemine qualquer tipo de vírus. A tendência é a gente ter a diminuição da contaminação por outros vírus, inclusive. Todas as nossas medidas são baseadas em evidências científicas".
Decreto
No domingo (15), a prefeitura publicou um decreto estabelecendo algumas recomendações, como a suspensão de eventos com mais de 100 pessoas, viagens de servidores a serviço da prefeitura, prova de vida dos servidores municipais, aulas nas escolas e universidades a partir desta terça (17), entre outros. Até agora, a Feira da Sulanca será realizada normalmente, mas o cenário continuará sendo monitorado. Todas as novas informações serão repassadas para a população.
"Não existe nenhum caso confirmado em Caruaru, mas a gente está monitorando dia a dia e trabalhando para que, havendo caso, o vírus não se propague na rapidez que a gente tem visto em algumas cidades do mundo", disse a prefeita Raquel Lyra.