Decisão

Coronavírus: Universidades de Pernambuco suspendem aulas a partir desta segunda

Suspensão de atividades deve seguir até 31 de março

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 16/03/2020 às 7:29
Katarina Moraes/JC
FOTO: Katarina Moraes/JC

As universidades do estado de Pernambuco estão paralisando as atividades a partir desta segunda-feira (16). A medida busca prevenir o contágio do novo coronavírus e foi tomada durante uma reunião realizada pelo Consórcio Pernambuco Universitas na tarde desse domingo (15). A paralisação das atividades vale para todos os campi e deve seguir até 31 de março.

Entre as instituições, estão a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasp), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a Universidade Federal do Agreste (Ufape) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) não apresentou veredito sobre a suspensão das atividades. De acordo com representantes da instituição, será realizada uma reunião nesta quarta-feira (18) para decidir sobre suspender ou não as aulas.

As questões administrativas devem ser decididas internamente por cada instituição. A presidente do Consórcio e reitora da UFRPE, Maria José de Sena, falou que a decisão é uma contribuição das universidades e institutos para a saúde das pessoas: "Todos nós temos obrigação de dar nosso apoio e sim, tirar as pessoas de circulação, para que tenha o mínimo de casos possíveis, e para que o Estado possa atender aqueles que vão precisar de internamento".

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, disse que a paralisação das atividades curriculares não deve causar pânico. "A gente tem que passar a mensagem que ela [a posição tomada] não é para causar pânico, mas para prevenir a circulação e evitar, portanto, a propagação do coronavírus", explica ele.

Leia nota do Consórcio Pernambuco Universitas:

"Considerando a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e atentas às necessidades de proteção à saúde da população, as universidades que compõem o Consórcio Pernambuco Universitas e os Institutos Federais do Estado de Pernambuco adotam a seguinte orientação quanto ao seu funcionamento: - Suspensão das atividades acadêmicas presenciais no período de 16 a 31 de março (UPE, UFPE, UFRPE, IFPE, IF Sertão -PE, UFAPE, UNICAP e UNIVASF). As atividades acadêmicas remotas, os serviços essenciais e demais ações administrativas específicas serão definidas em cada Instituição. A decisão de prorrogação dessa suspensão será reavaliada até o fim deste período".