Imunização

Caruaru terá 'drive-thru' para vacinar idosos contra a gripe

Também haverá vacinação noturna em alguns bairros da cidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/03/2020 às 11:12
Divulgação/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Caruaru

A Campanha de Vacinação contra Gripe começou nesta segunda-feira (23) em todo o Brasil e em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, serão realizadas algumas estratégias para vacinar os idosos. A primeira etapa inclui as pessoas acima de 60 anos e os profissionais de saúde.

Prevista para abril, a campanha foi antecipada por causa da pandemia de coronavírus (Covid-19), com o objetivo de diminuir o número de atendimentos por causa da gripe nas unidades de saúde, além da confusão dos sintomas, que no início são parecidos.

A vacina contra a gripe não previne o coronavírus. Mas de acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a imunização será importante para combater os demais vírus associados a outros tipos de gripes e diminuir a dificuldade dos profissionais de saúde na hora de identificar corretamente o tipo de vírus que está provocando os sintomas no paciente.

As unidades básicas de saúde de Caruaru estão atendendo em locais abertos e arejados, como praças, para evitar aglomerações. Também está sendo realizada a vacinação porta a porta para idosos acima de 80 anos, acamados e domiciliados de áreas cobertas por PSF.

Drive-thru e vacinação noturna

A partir desta quarta (25), serão realizadas vacinas no sistema de drive-thru, no qual os idosos não precisarão descer dos veículos para serem vacinados. O drive-thru vai funcionar até o dia 28 de março, das 9h às 17h, no Caruaru Shopping e no Polo Caruaru. Para se vacinar, o idoso deve levar o cartão de vacina e o documento de identidade.

Também haverá vacinação noturna, no período de 17h às 19h, diariamente, nos postos de saúde da família: Vassoural I, II e III; São João da Escócia I, III e IV e Santa Rosa II, III e IV. Nas segundas e quartas, haverá vacinação no PSF Nova Caruaru; nas terças e quintas, no PSF Rendeiras; nas quartas e quintas, no PSF Sinhazinha e nas quartas-feiras, no PSF Maria Auxiliadora.