Clima

APAC emite novo alerta para chuvas fortes no Agreste e Sertão de PE

População deve ficar atenta

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 25/03/2020 às 10:49
Marília Pessoa/NE10 Interior
FOTO: Marília Pessoa/NE10 Interior

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o aviso de chuvas fortes para o Agreste, Sertão do São Francisco e o Sertão de Pernambuco. O alerta tem validade até esta quarta-feira (25).

Segundo a Apac, a previsão do tempo indica chuvas com intensidade moderada a forte nas regiões citadas. A população deve ficar atenta e seguir as orientações da Defesa Civil.

Chuvas fazem barragens transbordarem no Sertão

Barragens do Sertão pernambucano estão enchendo por causa das fortes de chuvas que caem na região dos sertões do Pajeú e Moxotó. A barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, que tem capacidade de 20 milhões de metros cúbicos, está vertendo. A barragem do Rosário, em Iguaraci, que tem capacidade para 35 metros cúbicos, está transbordando.

A Barragem de Ingazeira, com capacidade de 50 metros cúbicos, recebeu muita água da chuva. A população ribeirinha de áreas como Tuparetama deve ficar atenta. Além disso, a barragem do Moxotó acabou provocando a retirada de moradores ribeirinhos de locais de risco.

De acordo com informações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) devido ao grande volume de água do Rio Moxotó, uma das estações de bombeamento poços Moxotó, em Sertânia, foi inundada duas vezes consecutivas e a vazão de água distribuída para a cidade foi reduzida em 80%.