menu

Número de pessoas curadas do coronavírus sobe para 5 em Pernambuco

Número de casos confirmados da doença no estado continua sendo 42 de acordo com último boletim

Pernambuco tem 22 casos notificados de coronavírus
Número de pessoas curadas do coronavírus sobe para 5 em Pernambuco (Pixabay)

A Secretaria Estadual de Saúde informou em um balanço nessa terça-feira (24) que o número de pessoas curadas no novo coronavírus subiu para cinco em Pernambuco. O número de casos confirmados da doença continua sendo 42, de acordo com o último boletim divulgado pelo governo.

Das 42 pessoas que estão com o vírus, 29 delas estão em isolamento domiciliar e oito estão internadas. Três dos pacientes internados estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), duas estão em hospital particular e uma no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

Durante uma coletiva, o secretário de Saúde estadual André Longo pediu que as pessoas continuem em casa e se protegendo: "As orientações permanecem as mesmas: evitar ao máximo sair de casa, em caso de sintomas leves de gripe, ficar em repouso e diminuir o contato com as pessoas em casa, e só procurar o serviço de saúde caso haja dificuldade para respirar".

Sobre o coronavírus

O Covid-19 é similar a uma gripe e é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é ligar 136 ou procurar uma unidade de saúde na sua cidade. A maioria dos casos confirmados no Brasil são de pessoas que viajaram para países em que o número de doentes é maior.

A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas.

Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.

Acompanhe o vírus pelo mundo