A Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, no Agreste de Pernambuco, atingiu o nível de 14,99% e saiu do estágio pré-colapso. Desde 2016, o manancial registrava um percentual abaixo de 1%. As chuvas registradas na região nas últimas semanas contribuíram para a recuperação do volume acumulado da barragem.
Desde a última sexta-feira (20), o rodízio de abastecimento foi reduzido em oito cidades do Agreste, por causa do acúmulo. Outros três municípios atendidos pela barragem deverão ter o mesmo benefício nos próximos dias.
O novo regime de distribuição de água em vigor é de cinco dias com água para 25 sem, em Surubim, Casinhas, Salgadinho, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama. Estas cidades eram abastecidas com o calendário de dois dias com água para 28 sem, e cidades como Casinhas, Vertentes e Frei Miguelinho só tinham 50% dos bairros contemplados.
Passira e Riacho das Almas terão o esquema de quatro dias com água para três sem. Cumaru terá três dias com água para quatro sem. Antes, o regime de distribuição era de dois dias com água para 28 sem. Com o volume acumulado em Jucazinho, é possível garantir o novo calendário de abastecimento das cidades por pelo menos um ano.