Diversas cidades do interior de Pernambuco registraram grandes volumes de chuva no último final de semana. Arcoverde, no Sertão, e Águas Belas, no Agreste, foram os municípios que tiveram os maiores números .
Segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu em Arcoverde de domingo (30) até o início da manhã desta segunda-feira (30) o volume de 91 milímetros.
O centro da cidade foi a área mais atingida. Lojas foram invadidas pela água. Pessoas e carros ficaram ilhados. Um boato de que a barragem de Riacho do Pau havia rompido estava circulando nas redes sociais, mas a Compesa esclareceu, por meio de nota, que trata-se de uma informação que não procede. Na verdade, a barragem está sangrando.
Leia a nota na íntegra:
"Em esclarecimento aos boatos que circulam em mensagens de WhatsApp sobre o rompimento da Barragem Riacho do Pau, a Compesa esclarece que a informação não procede. O reservatório, localizado no município de Arcoverde, está sangrando, ou seja, atingiu a sua capacidade máxima de acumulação, que é de 16,8 milhões de metros cúbicos de água. A Compesa tranquiliza à população, informando que há 15 dias, antes das chuvas fortes registradas na cidade, técnicos da Companhia especializados em segurança de barragens, realizaram a inspeção nesse manancial. Após a vistoria, foi assegurado a estabilidade da barragem. Por fim, a Compesa pede que a população não propague informações que não forem divulgadas por fontes oficiais, a fim de evitar transtornos e pânico na sociedade".
Em Águas Belas, no Agreste do estado, choveu 69,40 milímetros, segundo o boletim emitido pela Apac. Diversos pontos da cidade ficaram alagados.
A Apac emitiu mais um aviso de chuvas para todas as regiões do estado de Pernambuco. O alerta foi emitido na tarde desse domingo (29) e tem validade até esta segunda-feira (30).
A previsão do tempo indica chuvas com intensidade moderada a forte no Agreste, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Região Metropolitana, Sertão do São Francisco e Sertão pernambucano.