Medidas

Petrolina renova prazo de quarentena e feiras livres são liberadas com restrições

Diversos serviços públicos e atividades econômicas continuam suspensos na cidade

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 31/03/2020 às 9:35
Foto: JC Imagem
FOTO: Foto: JC Imagem

O Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, assinou nessa segunda-feira (30) um novo decreto para estender por 15 dias as medidas de isolamento social e prevenção de saúde na cidade. Diversos serviços públicos e atividades econômicas continuam suspensos na cidade para evitar a propagação do novo coronavírus.

Além disso, o documento traz a liberação do funcionamento, a partir desta quarta-feira (1°), de feiras livres com restrições e fiscalização redobrada. Cada feira terá um dia específico para funcionar e será fiscalizada para manter a higienização das bancas e o limite da capacidade público de um pessoa por dois metros quadrados.

A medida preventiva mantém o fechamento de escolas, faculdades, teatros, centros esportivos, academias, shopping, orla, parque entre outros. O comércio continua sem funcionar. Farmácias, clínicas médicas, veterinárias, casas de ração animal, lojas de defensivos agrícolas, oficinas mecânicas, postos de combustível, supermercados, mercadinhos, padarias e serviços essenciais continuam mantidos.

Isolamento social

O prefeito lembra que a manutenção do isolamento social por mais 15 dias segue orientação do Ministério da Saúde e os decretos do Governo do Estado. "Desde o começo, nossa postura tem sido de prevenção e diálogo com especialistas em saúde, governos estadual, federal, municípios vizinhos e demais segmentos da sociedade para enfrentar esse desafio. Sei que é uma situação difícil, mas o isolamento social tem sido a forma mais recomendada para evitar um surto maior e um colapso na saúde. Seguiremos monitorando todos os dias e conversando com todos de forma transparente e responsável. Isso não é algo definitivo, mas um momento de sacrifício maior por um bem comum", explica o gestor.