A Prefeitura de Petrolina, no Sertão pernambucano, abriu um plataforma virtual para orientação sobre o novo coronavírus. A sala de teleorientação montada no prédio da Secretaria de Saúde de Petrolina, começou a funcionar nessa segunda-feira (30) e tem o objetivo de dar orientações para a população.
A medida busca evitar aglomerações nas unidades de saúde. A plataforma oferece também serviço de agendamento para apresentar sintomas mais leves do coronavírus. A pessoa deve entrar no site, se cadastrar e agendar o atendimento.
Petrolina é a primeira cidade de Pernambuco a implantar esse sistema de orientação sobre a doença. Segundo a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, essa é uma medida importante que vai ajudar a solucionar casos que poderiam sobrecarregar o atendimento: “Ao receber as dúvidas e queixas de uma pessoa, o profissional de saúde da teleorientaçao tem a chance de fazer uma orientação prévia e, na maioria das vezes, solucionar casos que possivelmente iriam para a triagem presencial sobrecarregando o atendimento e aumentando a demanda por recursos. Petrolina é a primeira cidade de Pernambuco a adotar esse sistema remoto na rede pública”.
A plataforma também oferece notícias e foi desenvolvida por uma startup do Porto Digital.
*Informações do Blog do Waldiney Passos, parceiro do NE10 Interior