Projeto

Pernambuco propõe pensão para família de servidores que morrerem com coronavírus

Projeto pode ser aprovado ainda essa semana

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 07/04/2020 às 11:40
Pixabay
FOTO: Pixabay

O Governo de Pernambuco anunciou nessa segunda-feira (6) que encaminhará para a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei concedendo o pagamento de pensão integral aos familiares de servidores de saúde e outros serviços essenciais, que morrerem em decorrência da doença.

"Infelizmente, nesse último fim de semana, tivemos registro da morte de duas profissionais de saúde. Quero aproveitar para me solidarizar com as famílias das servidoras Ana Cristina e Betânia neste momento de dor. Vou enviar a Alepe um projeto de lei que concede o pagamento da pensão integral aos familiares de servidores da saúde e de outros serviços essenciais que venham a falecer em consequência do coronavírus. Isso vai se somar a outras ações, inclusive a distribuição de mais um carregamento de EPI. Estamos também iniciando a testagem de todos os que atuam no setor de saúde”, explicou o governador Paulo Câmara (PSB).

O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP) explicou que o projeto pode ser aprovado ainda essa semana, se for necessário regime de urgência. "Nosso papel é dar as condições para que os profissionais da saúde, da segurança e de outros serviços essenciais realizem seu trabalho, garantindo o bem-estar da população pernambucana. Daremos a celeridade necessária ao projeto para que os servidores que fazem o governo do Estado possam seguir atuando e salvando vidas", afirmou.

De acordo com o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), o projeto de lei também deveria ter o pagamento do adicional de insalubridade. "A princípio, é um sinal de que estão reconhecendo a importância do trabalhador, mas poderiam ter incluído nossa insalubridade, pois estamos trabalhando em uma pandemia, um contexto insalubre", explicou o presidente do Satenpe, Francis Herbert.

Coronavírus em PE

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco subiu para 223, de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Foram confirmados mais 22 casos da doença e mais 9 mortes, totalizando 30 mortes pelo vírus no estado. Também foi divulgado que 25 pacientes estão recuperados.

Os municípios com novos casos foram Recife (8), São Lourenço da Mata (4), Jaboatão dos Guararapes (2), Olinda (2), Paudalho (2), Camaragibe (1), Cachoeirinha (1) Caruaru (1), Lagoa do Carro (1).