A 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta-feira (16) em todo o país. Agora, os caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários foram incluídos no grupo prioritário. Doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento continuam incluídos no grupo.
As categorias foram incluídas por estarem mais expostas ao coronavírus por estarem prestando serviços essenciais. A vacina não funciona contra a doença, mas ajuda os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe e reduzir a procura por serviços de saúde.
A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários até 22 de maio. O dia “D” de mobilização será 9 de maio.
Vacinação em Caruaru
Em Caruaru, no Agreste pernambucano, 74 equipes de saúde da família nas zonas urbana e rural, funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h às 16h30. Para se vacinar é preciso apresentar registro ou comprovação profissional. Os doentes crônicos devem apresentar laudo médico; e no caso de caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários, precisa apresentar comprovante profissional, documento com foto que comprove a atuação (como crachá ou contracheque).