Pandemia

Cachoeirinha tem 8 casos de coronavírus e economia sofre impactos

Cidade fica no interior de Pernambuco e tem cerca de 25 mil habitantes

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 16/04/2020 às 11:00
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco, tem oito casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. A cidade tem cerca de 25 mil habitantes e, por isso, os índices da doença são ainda mais alarmantes no local.

Esta quinta-feira (16) é o dia da tradicional feira de queijos, realizada no centro da cidade. Por semana, são comercializados aproximadamente 70 mil quilos de queijo. Dessa vez, a movimentação na feira foi reduzida em 90%, o que causou impactos na economia local. Para tentar conter o grande número de turistas que passa pela região por causa do comércio de laticínios e couro, a prefeitura instalou barreiras sanitárias para barrar os compradores de fora da cidade.

"De acordo com o agravamento dos casos, a gente foi diminuindo o fluxo de pessoas. A feira já diminuiu 90% de pessoas. Os casos que vieram de outros locais, outras cidades e estados, encontraram uma barreira policial e de vigilância sanitária, foram fiscalizados e voltaram para as suas origens", explica o prefeito Ivaldo de Almeida.

Ainda segundo informações da prefeitura, também foram instaladas barreiras em outros pontos da cidade e elas podem ser intensificadas conforme a necessidade. A feira de gado e a feira do couro e do aço, ambas muito importantes para a economia local, foram suspensas para diminuir o fluxo de pessoas.

"De início, quando as aulas foram suspensas, nós tomamos a iniciativa de suspender a feira do gado, que é a maior feira de animais do Norte e Nordeste. Suspendemos também a feira do couro e do aço, que é a base da nossa economia. É uma medida amarga, mas muito necessária para que a gente fosse barrando o fluxo de pessoas que vinham para a nossa cidade", ele conta.

Além disso, foram colocados mais dois médicos no plantão hospitalar. A Secretaria de Saúde do município disse que fez kits para os pacientes confirmados para a doença contendo álcool em gel e máscaras e está acompanhando os casos.

Coronavírus em Pernambuco

Subiu para 1.484 o total de casos confirmados do coronavírus em Pernambuco nessa quarta-feira (15). De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram 200 novos exames positivos nas últimas 24h.

Além disto, foram confirmadas mais 28 mortes (17 homens e 11 mulheres), ocorridas entre os dias 8 e 14 de abril. Os pacientes que morreram tinham idades entre 18 e 94 anos. Agora, Pernambuco tem 143 mortes pela covid-19.