Pandemia

Homologação de concurso é antecipada no Recife para agilizar contratação de profissionais de saúde

Eles irão atuar no combate à pandemia do novo coronavírus na capital pernambucana

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/04/2020 às 12:01
Pixabay
FOTO: Pixabay

A Prefeitura do Recife decidiu antecipar em mais de um mês a homologação de um concurso público da Secretaria de Saúde (Sesau) para agilizar a contratação efetiva de profissionais de saúde para atuar no combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19). O certame, que contou com mais de 80 mil inscrições, teve como objetivo preencher vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior.

O resultado final com a lista de aprovados foi publicado no Diário Oficial Municipal (DOM) na última terça-feira (14) e pode ser conferido no site do Instituto AOCP. Para a maioria dos cargos, o processo seletivo acontece em duas etapas (prova objetiva e prova de títulos). Por causa disto, o resultado dos cargos que exigem prova de títulos foi divulgado em caráter provisório. Já para os cargos que não exigem titulação o resultado é definitivo.

As pessoas que forem convocadas só terão que apresentar a documentação comprovando os títulos em data a ser definida pelo município, e poderão perder a pontuação posteriormente em caso de não comprovação. Depois desta etapa, haverá uma reclassificação e nova homologação do concurso.

No caso dos aprovados para o cargo de Agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asace), também é exigida a realização de um curso introdutório, que começou na última terça-feira (14). Por isso, a homologação do resultado final para este cargo deve ser divulgada no próximo dia 29.

O concurso, que tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período, ofertou 695 vagas. As oportunidades foram para médicos de diversas especialidades, enfermeiro e técnico de enfermagem, cirurgião dentista, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, profissional de educação física, auxiliar e técnico de saúde bucal, farmacêutico, fonoaudiólogo, biólogo, químico, sanitarista, Asace, entre outros.

Mais profissionais

No início da semana, a Prefeitura do Recife anunciou um edital de credenciamento que prevê a contratação de 40 médicos para assistência aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

O contrato temporário é voltado para médicos clínicos, intensivistas e intensivistas pediátricos, em regimes diarista e plantonista, e será de até seis meses, podendo ser renovado por igual período, de acordo com a duração da situação de calamidade pública.

*Com informações do JC