A Prefeitura do Recife anunciou nesta segunda-feira (13) novas medidas com o objetivo de limitar a circulação das pessoas na cidade, por causa do novo coronavírus (covid-19). As medidas incluem os supermercados, bancos e casas lotéricas. Pernambuco atingiu 1.154 casos confirmados da doença, com 102 mortes. No domingo (12), a confirmação do primeiro caso no Estado completou um mês.
- Bebê de sete meses morre vítima de coronavírus em Pernambuco
- Um mês após 1º caso, Pernambuco soma 1.154 confirmações do coronavírus
- Coronavírus: Prefeitura de Limoeiro anuncia instalação de hospital de campanha
- Agências do Trabalho de Pernambuco voltam com atendimentos presenciais nesta terça
- Caruaru registra primeira morte por coronavírus; casos sobem para 6
De acordo com a determinação, os supermercados devem limitar em 50% a capacidade de circulação das pessoas nas lojas. Além disto, apenas um terço do estacionamento deve ser usado; as outras vagas devem ser fechadas. Os supermercados só poderão permitir a entrada de uma pessoa por veículo e por família. Os estabelecimentos devem disponibilizar ainda álcool em gel na entrada, na saída e nos caixas.
Bancos e lotéricas
Já os bancos e casas lotéricas precisarão controlar as filas dentro e fora dos estabelecimentos, para garantir a distância entre as pessoas. Também devem observar a agilidade no atendimento para evitar aglomerações.
Em caso de descumprimento das medidas, os estabelecimentos estarão sujeitos a multa e suspensão do alvará de funcionamento. Tanto as medidas dos supermercados como as dos bancos estarão válidas as partir desta terça-feira (14).
Em coletiva de imprensa, o prefeito Geraldo Julio reforçou a necessidade do isolamento social. Segundo ele, a capital pernambucana chegou a ter 600 mil pessoas isoladas, mas cerca de 120 mil voltaram a circular. "Aumentar o isolamento é fundamental", destacou.