Benefício

Mais de 5,2 milhões recebem primeira parcela do auxílio emergencial nesta quarta

Quem se inscreveu de 7 a 10 de abril deve ter análise finalizada nesta terça

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/04/2020 às 13:38
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

A Caixa Econômica Federal começa nesta quarta-feira (22) a pagar o auxílio emergencial de R$ 600 para um novo lote de pessoas. De acordo com o banco, mais de 5,2 milhões de pessoas inscritas no aplicativo/site do Auxílio Emergencial ou no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) receberão a primeira parcela do pagamento.

A análise dos cadastros está sendo feita em lotes e os dados são repassados aos poucos para que a Caixa realize os pagamentos. A previsão da DataPrev é finalizar o envio dos cadastros feitos por informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) entre 7 e 10 de abril até esta terça-feira (21). A partir da aprovação, o beneficiário receberá o auxílio em até 48h. Quem tiver o auxílio reprovado poderá fazer a solicitação novamente.

Após o término da análise do primeiro grupo, a Dataprev irá analisar os CPFs dos inscritos entre os dias 11 e 17 de abril, e assim por diante.

Segunda parcela antecipada

A segunda parcela foi antecipada e começa a ser para na quinta-feira para quem tiver recebido a primeira. Os trabalhadores informais e as pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que nasceram em janeiro e fevereiro já receberão a segunda parcela na quinta-feira (23).

Os beneficiários nascidos em março e abril recebem a segunda parcela na sexta (24). No sábado (25), a vez é dos beneficiários nascidos em maio e junho. Na segunda-feira (27), recebem os nascidos em julho e agosto. Na terça (28), quem nasceu em setembro e outubro e na quarta (29), quem nasceu em novembro e dezembro.

As pessoas inscritas no Bolsa Família continuam a receber no calendário tradicional do programa, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS).

De acordo com a Caixa, mais de 24,2 milhões de brasileiros já receberam o auxílio, num total de R$ 16 bilhões. Mais de 10 milhões de contas poupança digitais foram abertas sem custo. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse que até o fim da semana, 42 milhões de pessoas deverão estar recebendo o auxílio emergencial.