Começa nesta sexta-feira (24) o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O depósito da primeira parte do abono anual será realizado de 24 de abril a 8 de maio.
Veja também
Inscritos do app e mais um grupo do Bolsa Família recebem auxílio emergencial nesta sexta
Mulheres chefes de família precisam informar CPF dos filhos no cadastro do auxílio emergencial
Auxílio emergencial: 11,6 milhões de pessoas precisam fazer revisão cadastral
Pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial será no mês de maio
Ministério cancela antecipação de 2ª parcela de auxílio emergencial
Senado amplia auxílio emergencial para cabeleireiros e artesãos
As pessoas que recebem um salário mínimo receberão os valores de 24 de abril a 8 de maio, de acordo com o número final do benefício (sem o dígito verificador). Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados entre 4 e 8 de maio.
Cerca de 35,6 milhões de pessoas receberão o benefício de abril em todo o Brasil. Serão injetados R$ 71,7 bilhões na economia. Outros 30,7 milhões de beneficiários receberão a primeira parcela do 13º, o equivalente a R$ 23,7 bilhões.
Quem tem direito
De acordo com a legislação, têm direito ao 13º as pessoas que receberam benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão durante o ano.
Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2020, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário. Já aqueles que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV), não têm direito ao abono anual.
*Com informações da Agência Brasil