O Ministério Público Federal (MPF) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recomendou que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) providencie a reabertura das agências nas cidades de Chã Grande, São Joaquim do Monte e Taquaritinga do Norte, que estão fechadas durante a pandemia do coronavírus.
- Pernambuco tem quase 4 mil infectados pelo novo coronavírus
- Caruaru tem mais sete casos confirmados de coronavírus; total chega a 30
- Petrolina tem mais quatro novos casos confirmados de coronavírus
- João Alfredo tem primeiro paciente recuperado do coronavírus no município
- Padre Bosco testa positivo para o coronavírus e está internado em Caruaru
- Coronavírus: Médicos acima de 70 anos são convocados para fazer atendimentos à distância em PE
- Prefeitura confirma mais quatro casos coronavírus em Petrolina
De acordo com o MPF, a atividade não pode ser interrompida, já que se trata de serviço público essencial definido pelo decreto federal nº 10.282/2020 e decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo os procuradores, a própria distribuição dos insumos para o combate da pandemia, como medicamentos, máscaras e álcool em gel, depende da atuação dos Correios, principalmente nos municípios pequenos.
Correios têm 48 horas para responder
A Superintendência dos Correios no Estado havia informado ao MPF que não poderia substituir os funcionários das agências que estão afastados, tornando a retomada dos serviços impossível.
Os Correios têm 48 horas a partir da notificação para informar se acatam ou não a recomendação. Em caso de descumprimento, o MPF pode adotar medidas judiciais.