O número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) subiu para 42 em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A cidade teve três mortes provocadas pela doença. Do domingo para a segunda, foram seis novos casos positivos da covid-19 na cidade. As transmissões foram do tipo comunitária.
- Padre Bosco recebe alta e se recupera do coronavírus em isolamento
- Coronavírus: secretário de saúde diz que "primeiros 15 dias de maio devem ser duríssimos em PE"
- Coronavírus: Saiba onde o uso de máscaras é obrigatório no Brasil
- Paciente de coronavírus que dançou forró com médico recebe alta
- Pernambuco tem quase 4 mil infectados pelo novo coronavírus
Os pacientes são: uma criança de nove anos, com quadro estável. Ela não apresenta sintomas e está em isolamento domiciliar; três adultos de 24, 29 e 45 anos, com quadro estável e sem sintomas, também em isolamento; um profissional de saúde da rede privada, de 28 anos, com ausência de paladar e olfato, com quadro estável e isolado em casa; e uma pessoa idosa de 64 anos, com comorbidade, estável e em isolamento domiciliar.
Casos em investigação
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, com dados atualizados na noite dessa segunda-feira (27), 117 casos estão em investigação e 150 foram descartados.
UPA Respiratória
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro da Boa Vista, foi transformada em uma "UPA Respiratória" para atender casos suspeitos do novo coronavírus na cidade. O horário de funcionamento será 24h e a unidade será o serviço de referência no município para atender pessoas com problemas respiratórios e síndromes gripais graves.
As consultas clínicas antes realizadas nesta UPA serão deslocadas para o Centro de Saúde da Boa Vista, que fica a 650 metros do local e foi transformado em uma Upinha. A unidade irá funcionar em horário estendido, das 7h às 23h, de segunda a sexta-feira.
Quem precisar de atendimento de urgência pode procurar as UPAs do Salgado, Rendeiras e Vassoural. Os atendimentos de clínica médica e pediatria também deverão ser feitos nestas unidades.
Hospital de campanha
O Hospital Municipal Manoel Afonso foi transformado em um hospital de campanha para atendimento exclusivo da covid-19. A unidade tem 73 leitos, que devem ser ampliados para 85. A prefeitura já está com 11 ventiladores pulmonares para auxiliar na estabilização de pacientes graves do coronavírus.