Saúde

Univasf antecipa formatura dos alunos de Medicina de Petrolina virtualmente

Portaria do Ministério da Educação autoriza formatura antecipada de médicos para reforçar luta contra coronavírus

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 29/04/2020 às 12:32
Divulgação/Univasf
FOTO: Divulgação/Univasf

Mais de 30 alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, participaram da formatura através de vídeo conferência. Uma portaria do Ministério da Educação autorizou a formatura antecipada de médicos do Brasil todo para reforçar as equipes de saúde para reforçar a luta contra o novo coronavírus.

O requisito é ter completado pelo menos 75% do internato. A medida é de caráter excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência na saúde pública. "Percebendo a demanda da nossa área de atuação por causa do novo coronavírus, a gente decidiu fazer a antecipação da formatura do curso de medicina. Nós fizemos a primeira colação de grau por web conferência", explica o pró reitor Manoel Messias.

Segundo Manoel Messias, os novos médicos estão prontos e preparados para atuar na linha de frente contra a doença no estado. "Fiquem tranquilos porque os nossos alunos, sem dúvida, vão fazer diferença no combate a essa pandemia", afirmou, em entrevista à Rádio Jornal Petrolina.

Coronavírus em Pernambuco

Pernambuco confirmou nesta quarta-feira (29), 470 casos novos de coronavírus, sendo 187 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves.  Outros 283 casos são leves. O Estado totaliza até o momento 6.194 casos confirmados (4.045 casos graves e 2.149 casos leves).

Também foram confirmados 30 novas mortes. O Estado totaliza 538 mortes pela doença.