Coronavírus

Turma com 73 alunos de medicina da UFPE cola grau em cerimônia dividida

Devido às restrições de prevenção ao coronavírus, estudantes usaram máscaras e ficaram distantes uns dos outros

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 30/04/2020 às 13:36
Divulgação/UFPE
FOTO: Divulgação/UFPE

Um grupo de 73 alunos que concluíram o curso de medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) colou grau na manhã desta quinta-feira (30). A cerimônia, realizada no prédio da Faculdade de Medicina do Recife (FMR), foi realizada dividida em várias sessões, com quantidade restrita de pessoas, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os alunos ainda usaram máscaras e ficaram distantes uns dos outros. O reitor, Alfredo Gomes, participou de uma das sessões de colação de grau. A UFPE não antecipou a formatura dos estudantes antes da conclusão integral da graduação, ao contrário do que fizeram outras instituições de ensino. Uma portaria do Ministério da Educação (MEC) autorizou os alunos de medicina que cumpriram pelo menos 75% da carga horária do internato a anteciparem o fim do curso.

No fim do internato, a turma da UFPE teve formação voltada especificamente para o tratamento da covid-19. Nos dois anos finais do curso, os alunos de medicina vivenciam a formação com aulas práticas em unidades de saúde.

Outros alunos

Nesta quinta, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou a colação de grau de 23 alunos do curso de medicina do câmpus de Paulo Afonso, na Bahia. A cerimônia foi realizada por meio de videconferência. Na semana passada, 32 alunos do câmpus Petrolina anteciparam a formação. No caso da Univasf, a instituição foi respaldada pela portaria do MEC.