Pandemia

Caruaru ganhará hospital de campanha para tratamento de pacientes com coronavírus

Estrutura está sendo montada no estacionamento do Hospital Mestre Vitalino

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 11/05/2020 às 11:36
Divulgação/SES
FOTO: Divulgação/SES

Três hospitais de campanha serão construídos pelo Governo estadual em Pernambuco. Um deles é em Caruaru, no Agreste pernambucano, no Hospital Mestre Vitalino (HMV). A unidade já conta com 55 leitos, sendo 30 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O hospital recebe um reforço do equipamento que funcionará no estacionamento, com a oferta de mais 76 leitos de internação clínica, 26 leitos de tratamento semi intensivo e dois de estabilização, totalizando 104 novos espaços para tratamento das vítimas do novo coronavírus (Covid-19).

A secretaria de Saúde de Caruaru oferece vagas de enfermaria, mas muitos pacientes graves necessitam de senhas da central de leitos para poder ser transferidos.

Hospitais de Campanha

Serra Talhada e Petrolina, ambas no Sertão, também receberão as novas unidades de saúde. Além disso, a maternidade Brites de Albuquerque, localizada em Olinda, transformada em hospital de referência para o novo coronavírus, terá sua estrutura ampliada. Serão ofertadas pelo estado 342 novas vagas para pacientes com a doença no total.

“Nosso gabinete de crise voltou a se reunir para analisar as ações já realizadas e discutir o nosso planejamento para os próximos dias e semanas. Começamos a construção de três hospitais de campanha no interior, que vão nos ajudar muito no enfrentamento à Covid-19. Cada um deles contará com cerca de 100 leitos, reforçando a rede estadual já existente em cada região”, conta o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Em Serra Talhada, o hospital de campanha começa a ser implantado a partir desta segunda-feira (11). A unidade terá com 95 vagas, sendo 72 para internação clínica e 22 para tratamento semi-intensivo, além de um leito de estabilização de pacientes.
O hospital de campanha de Petrolina ofertará 74 vagas clínicas e 26 para pessoas que necessitam de tratamento semi-intensivo. Também haverá duas vagas para estabilização, totalizando 102 vagas específicas para tratamento da doença.